INÉDITO: Uma das obras mais aguardadas da região Sudoeste do PR, a revitalização da PRC-280, entre Palmas (PR) e a BR-153, está praticamente concluída, segundo o DER do Paraná. Estrada recebeu técnica whitetopping, inédita em rodovias estaduais do Estado. Foto: Divulgação/DER-PR

São 59,55 quilômetros de recuperação com pavimento rígido de concreto, técnica é inédita em rodovias estaduais do estado, e traz maior custo-benefício, durabilidade e segurança aos usuários

Uma das obras mais aguardadas da região Sudoeste do paraná, a revitalização da PRC-280, entre Palmas (PR) e a BR-153, está praticamente concluída, com 97,84% de conclusão, segundo a medição mais recente.

Em quase 60 quilômetros de extensão – exatos 59,55 quilômetros – a restauração foi feita com pavimento rígido de concreto, técnica conhecida como whitetopping, inédita em rodovias estaduais do Estado.

Segundo o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR), estão sendo realizados os últimos serviços complementares, como a instalação dos dispositivos de drenagem, pintura de sinalização horizontal e instalação das placas de trânsito. A previsão é que no fim deste mês a obra seja concluída.

De acordo com o Órgão, foram investidos R$ 107 milhões na revitalização da PRC-280, demanda de décadas da população e uma das mais emblemáticas da gestão do atual governador, Carlos Massa Ratinho Junior.

Segundo o DER, a obra integra o Avança Paraná, programa do Governo do Estado que utiliza recursos financiados pelo Banco do Brasil e pela Caixa Econômica Federal (CEF).

MELHOR CUSTO-BENFÍCIO: Segundo o DER, a PRC-280 é um dos principais corredores logísticos das regiões Sudoeste e Sul do Estado. Esse foi um dos motivos que levou o DER a optar pela técnica whitetopping, com maior custo-benefício e uma vida útil de mais de 20 anos. Foto: Divulgação/DER-PR

Corredor logístico

De acordo com o DER, a PRC-280 é um dos principais corredores logísticos das regiões Sudoeste e Sul do Paraná. Por ser uma rodovia com tráfego de cargas pesadas, o DER optou pela técnica whitetopping, com maior custo-benefício e uma vida útil de mais de 20 anos.

Segundo o Departamento, foram realizados 22 centímetros de concreto sobre o pavimento já existente, no trecho que vai de Palmas (PR) ao Trevo Novo Horizonte, em General Carneiro (PR), no acesso ao estado de Santa Catarina.