NOVA TÉCNICA: Utilizar material inédito na restauração do pavimento foi a solução encontrada pela concessionária responsável pela Geraldo de Barros (SP-304), nos serviços de pavimentação, entre os km 179 e 180+500, em Piracicaba (SP). Foto: Divulgação/Eixo SP

Trecho de Piracicaba recebe aplicação de material novo que tem em sua composição fresagem de asfalto

Utilizar material inédito na restauração do pavimento foi a solução encontrada pela concessionária responsável pela Rodovia Geraldo de Barros (SP-304), no serviços de aplicação entre os km 179 e 180+500, em Piracicaba (SP).

De acordo com a concessionária, trata-se de um microrrevestimento que leva em sua composição material fresado retirado das rodovias nos trabalhos de renovação e manutenção ao longo do trecho concedido.

Segundo a empresa, essa inovação está sendo aplicada na rodovia, próximo ao bairro Lago Azul (Artemis), onde estão sendo realizados os trabalhos de restauração do pavimento.

De acordo com o superintendente de Obras da Eixo SP, José Geraldo de Andrade, um dos responsáveis pelo desenvolvimento do material, é a primeira vez que esse tipo de microrrevestimento é aplicado na pista principal de rolamento em rodovias do País.

Andrade explica que, em vez de utilizar material novo para a restauração do pavimento é aproveitado material fresado, em uma proporção de 20% a 30%, na mistura que vai resultar na nova camada do pavimento. “A iniciativa é mais um passo da Concessionária na direção da sustentabilidade e reforça sua preocupação com a preservação do meio ambiente e seu compromisso com o conceito de governança ambiental, social e corporativa (ESG)”, diz.

Batizado com o nome de Projeto MicroRAP Brasil, o desenvolvimento do microrrevestimento feito com a reciclagem do material fresado vem sendo estudado há mais de seis meses e conta com a parceria das empresas Stratura Asfaltos e Garcia Monteiro Pavimentação. RAP vem da sigla em inglês Reclaimed Asphalt Pavement (Pavimento Asfáltico Recuperado).

Andrade frisa que a aplicação dessa nova camada asfáltica na SP-304, em Piracicaba (SP), está sendo realizada com uso de maquinários especiais, ajustados de forma a conferir maior eficiência na recomposição do pavimento por meio desta nova tecnologia.

Fresagem é o nome que se dá ao processo de corte ou raspagem do asfalto. É um procedimento comum utilizado na restauração de pavimentos, quando remove-se a parte do asfalto que está danificada antes de aplicar a nova camada.

Para Andrade, os detalhes da pesquisa serão apresentados no Paving Expo deste ano, que será realizado em maio, no Expo Center Norte, em São Paulo. O evento é considerado um dos mais importantes da área de infraestrutura viária e rodoviária do Brasil. A feira deste ano contará com mais de 150 expositores nacionais e internacionais, que apresentarão as principais novidades e soluções para o setor.

Seguindo este mesmo propósito, a empresa apresentou em julho do ano passado uma outra novidade, que foi a produção e aplicação de asfalto com uso de embalagens plásticas recicláveis em sua composição. Mais informações pelo telefone 0800 170 8998.