De acordo com o Departamento foram investidos cerca de R$ 21,5 milhões no trecho entre Encantado (RS) e Arvorezinha (RS)
Recuperada e com sinalização nova, a ERS-332, entre Encantado (RS) e Arvorezinha (RS), proporciona mais segurança a quem trafega pela via.
E quem sai diretamente beneficiado é a comunidade do Vale do Taquari, que passa a ter uma estrada em condições de trafegabilidade mais seguras. O governo gaúcho investiu aproximadamente R$ 21,5 milhões nas obras.
Segundo o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), responsável pela rodovia, os serviços de recuperação finalizados começaram em junho de 2021, e foram realizados nos 92 quilômetros da estrada.
Ainda de acordo com o Daer, a ERS-332 liga as regiões da produção, do Alto da Serra do Botucaraí e do Vale do Taquari, servindo de rota entre diversos municípios, além de meio para o escoamento da produção local.
Trata-se da única ligação pavimentada com o restante do Estado de cidades como Nova Bréscia, Coqueiro Baixo, Relvado, Doutor Ricardo, Anta Gorda, Putinga, Ilópolis, Arvorezinha e Itapuca, além de Encantado, que conta com áreas de aglomeração urbana ao longo da estrada.
Com a entrega da rodovia recuperada, foram beneficiados os produtores do cultivo de erva-mate, nozes pecan e leite. Em todo o segmento, houve a limpeza da estrada e roçada. Os reparos nos pontos críticos abrangeram 30 mil m2 e a reperfilagens foi executada em 55 quilômetros, sendo 13 de Arvorezinha até a BRS-386 e 42 quilômetros de Encantado a Arvorezinha.
De acordo com o Daer, outras ações complementares foram realizadas na estrada, como a remoção de uma barreira que atingia a pista, localizada na Serra, em Doutor Ricardo. Ainda, foi aprimorada a entrada e a saída no trevo de acesso a Anta Gorda, que recebeu novas faixas para esses fins”, afirma Faustino.
Segundo o Departamento, após todas essas intervenções, foi finalizado o trabalho com a sinalização horizontal provisória em 80 quilômetros, com o objetivo de dar ainda mais segurança para os usuários.