CS Grãos do Piauí é a 1ª concessionária piauiense a cobrar pedágio
PEDÁGIO: Concessionária iniciou a cobrança em maio de 2023. São 4 praças em operação. Foto: Divulgação/CS Grãos do Piauí

Em operação desde 2023, a empresa é responsável pelas rodovias PI-397 (Transcerrados), PI-262 (Estrada Palestina), PI-247, PI-391 e PI-392. Tarifas custam R$10,10 nas quatro praças

Desde 2022, as rodovias piauienses PI-397, conhecida como Transcerrados, PI-262, a Estrada Palestina, PI-247, PI-391 e PI-392 estão sendo administradas pela concessionária CS Grãos do Piauí, que venceu o leilão, em setembro de 2021, realizado pelo Governo do Piauí.

De acordo com a concessionária CS Grãos do Piauí – empresa controlada pela CS Infra, do Grupo SIMPAR (SIMH3) – os investimentos serão destinados para as rodovias PI-397 (Transcerrados), PI-262 (Estrada Palestina), PI-247, PI-391 e PI-392, integrantes no contrato de concessão.

Ainda segundo a concessionária, o contrato envolve a administração de 584,04 quilômetros de estradas com melhorias e manutenção permanentes. No total, serão investidos mais de R$ 4,1 bilhões nos próximos 28 anos.

Após o aditivo dos trechos PI-247, PI-391 e PI-392, em fevereiro de 2024, a companhia se tornou a maior Concessão de Rodovias da região Norte-Nordeste e uma das maiores do Brasil.

Segundo a CS Grãos do Piauí, os trechos contam com grande fluxo de veículos, principalmente caminhões de grande porte, impulsionando a economia e melhorando a trafegabilidade na região.

Quanto ao Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), a CS Grãos do Piauí mantém bases operacionais estruturadas, que vão gerar praticidade, conforto e segurança. Além disso, as obras previstas têm como objetivo garantir a expansão e manutenção permanente de toda a malha, garantindo boas condições de tráfego e suporte aos usuários.

Melhorias no corredor viário do cerrado piauiense

Desde o início da concessão nas estradas Transcerrados (PI-397) e Palestina (PI-262), foram investidos recursos em obras de pavimentação, melhorias nas rodovias e criação de bases operacionais que representam o compromisso da CS Grãos do Piauí em garantir vias seguras e um suporte ágil e eficiente aos seus usuários, assim como estimulam a geração de emprego e renda para a população, valorizando toda a cadeia do agronegócio que é próspera na região e relevante para toda região Nordeste do país.

Com relação às capacitações fundamentais para a preparação dos colaboradores, foram realizados inúmeros cursos na área de segurança do trabalho na CS Grãos e empresas terceirizadas, assim como treinamentos por meio da Comunidade SIMPAR. Estas articulações ajudaram a atingir o marco de mais de um milhão de horas trabalhadas sem acidentes com afastamentos, que contribuem para estradas mais seguras.

Praças de pedágio

Atualmente, há quatro praças de pedágio em operação nas rodovias e o valor da tarifa é R$10,10 (carros de passeio); motocicletas são isentas da tarifa (ver tabela abaixo). Destas, três ficam da PI-397 e a quarta na PI-262. A praça mais recente a entrar em operação foi a P3, localizada no Km 160 da PI-397.

Entretanto, com os trechos aditados ao contrato (PI-247, PI-391 e PI-392) serão instaladas mais seis praças, além de duas Bases de Suporte Operacional e Serviços de Apoio ao Usuário, além de veículos de apoio, balanças de pesagem e ambulâncias para simples remoção entre outros serviços. Também serão entregues ao estado dois postos de policiamento rodoviário.

É possível o uso tags para o pagamento automático das tarifas de pedágio sem a necessidade de paradas nos postos. O uso facilita o tráfego e diminui o tempo de espera, agilizando o percurso nas vias. As pistas automáticas existentes nas praças de pedágio oferecem serviços das empresas credenciadas.

Localização das praças de pedágio em operação

  • P1PI-397, no km 24+490, em Uruçuí – início de cobrança em 19/5/23
  • P2PI-397, no km 79+360, em Sebastião Leal – início de cobrança em 9/11/23
  • P3PI-397, no km 155+030, em Currais – início de cobrança em 6/4/24
  • P4PI-262, no km 35+800, em Bom Jesus – início de cobrança em 31/7/23

Os trechos de concessão cortam a região sul do estado do Piauí, abrangendo 25 municípios que, juntos, representam cerca de 25% da área total do estado e população de quase 200 mil habitantes.

CS Grãos do Piauí é a 1ª concessionária piauiense a cobrar pedágio
MOTOCICLETAS ISENTAS: Concessionária Grãos do Piauí cobra pedágio desde 2023. Foto: Divulgação/CS Grãos do Piauí

Pesquisa de satisfação com usuários

Em 2023, o nível de satisfação dos usuários das rodovias foi superior a 85%, segundo levantamento realizado pelo Instituto Piauiense de Opinião Pública. O Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) realizou mais 4 mil atendimentos ao público que percorreu os trechos.

Além disso, a maior parte são veículos pesados (69,33%) que circulam nas vias e os de porte leve contabilizam 30,67%. No que diz respeito aos principais tipos de cargas transportadas nas regiões, a pesquisa com os usuários destaca a de Grãos (37,83%) e de Soja (37,39%) sendo, portanto, as mais recorrentes. E, inclusive, os dados também apontam que 93,33% dos entrevistados utilizam as rodovias para transporte de cargas, reforçando a vocação da rodovia como um corredor logístico para escoamento da produção agrícola da região.

Outros dados apontam que mais de 91% dos usuários estão satisfeitos (ótimo e bom) com as condições da pista (buracos e ondulações), qualidade da sinalização e fluidez.  Já no quesito segurança da rodovia, 76% reconheceram positivamente os serviços, assim como 82% ressaltaram as condições de limpeza da pista.

Sobre a CS Infra

A CS Infra é uma plataforma de gestão de concessões de longo prazo e responsável pelas empresas Ciclus Ambiental, uma das maiores companhias da América Latina na área de gestão integrada e valorização de resíduos sólidos; concessões de infraestrutura CS Grãos do Piauí, responsável pela operação, manutenção e ampliação de 276,8 quilômetros da Rodovia Transcerrados (PI-397 e PI-262), que abrange cerca de 25 municípios; CS Aratu 12 e CS Aratu 18, responsáveis pela gestão dos terminais 12 e 18 do Porto de Aratu (BA); a concessão do BRT da cidade de Sorocaba (SP); a concessão do Mercado Municipal Miguel Sutil e Centro Histórico de Cuiabá (MT); e recentemente, assumiu a concessão para varrição, coleta, gestão e tratamento de resíduos sólidos em Belém (PA).