Um importante aliado do Dnit no esforço para enfrentar as dificuldades causadas pelo tráfego intenso de caminhões na BR-364 é a balança que já está em plena atividade em Ouro Preto do Oeste. É que a rodovia, que não foi projetada para suportar a enorme carga dos gigantescos caminhões, rodotrens e carretas que por ela trafegam, ainda têm sua situação agravada pelo excesso de carga, que supera a casa dos 30% dos veículos submetidos à pesagem.

A questão do excesso de cargas é um problema nacional e responsável pela destruição do asfalto das rodovias. Em Rondônia o problema torna-se ainda maior na medida em que a BR 364 recebe todo o tráfego pesado com as cargas da produção agrícola do norte do Mato Grosso e de todo o Estado.

Em Porto Velho, na rodovia e nas avenidas e ruas por onde transitam os caminhões até o porto graneleiro, serão necessários pesados investimentos para recuperar a base destruída.
É por isso tudo que o superintendente do Dnit, José Ribamar da Cruz Oliveira disse ontem que a reativação da balança, paralisada há mais de 10 anos, representa mais um esforço do órgão para fazer com que a rodovia seja mantida em condições satisfatórias de tráfego.