O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) não tem dinheiro para recuperar os 59 viadutos, pontes e pontilhões em más condições de conservação, que oferecem risco à segurança de motoristas e passageiros nas rodovias federais no Estado de Minas Gerais. Análise é do diretor-geral do órgão, Luís Antônio Pagot.

Região do Triângulo Mineiro é caracterizada como um dos trechos mais prejudicados. No entanto, o responsável pelo Dnit em Uberaba, Elias João Barbosa, garantiu que o problema não chegou ao seu conhecimento. Em reunião com a com diretoria geral do órgão em Belo Horizonte, na última sexta-feira (29), Elias João pontuou que a discussão foi baseada nas consequências dos estragos nas rodovias brasileiras. Na ocasião, ficou definida liberação de recursos para recuperação da ponte que caiu sobre o rio das Velhas, na BR-381. Projeto metálico será executado pelo Exército Brasileiro e deve ser concluído em três meses.

Segundo o engenheiro, todas as unidades estão realizando levantamentos de obras que apresentem falhas na infraestrutura para ser agregadas no Programa de Reabilitação de Obras de Arte Especiais (Proarte), lançado em janeiro deste ano em Brasília. Expectativa é que recursos sejam liberados ainda esse ano. De acordo com o Dnit, em Minas Gerais, 16 BRs que cortam o Estado irão receber as intervenções planejadas pelo Proarte.