MAIS SEGURANÇA: Duplicação de 64 km da Rodovia Rachid Rayes (SP-333), entre Marília e Assis, em São Paulo, deve ser finalizada em dezembro próximo. Com isso, há previsão de redução de acidentes. Foto: Divulgação/Entrevias

De acordo com a concessionária responsável pela rodovia, foram investidos cerca de R$ 294 milhões. Obra deve resultar em redução de acidentes

A duplicação de 64 quilômetros da Rodovia Rachid Rayes (SP-333), entre Marília e Assis, no interior de São Paulo, deve ser finalizada em dezembro próximo, segundo cronograma da concessionária responsável pela rodovia, e deverá proporcionar mais segurança aos usuários e previsão de redução de acidentes (sinistros).

Atualmente, segundo a empresa, cerca de 95% dos serviços estão concluídos, o que inclui a execução da pista nova e demais acessos (trevos). Com isso, serão finalizados os dois trechos de duplicação: de Marília a Echaporã, e Echaporã a Assis.

Segundo a concessionária, a obra inclui a construção de uma nova pista com duas faixas de rolamento e acostamento, que será separada da via atual por canteiro central, além da implantação de 14 trevos em desnível, localizados nos km 337, 343, 350 e 354 (Marília), 356, 362, 370, 374, 377, 381 e 384 (Echaporã), além dos km 391, 393 e 400, já próximos a Assis.

Sinalização

De acordo com a empresa, nas obras de infraestrutura, o investimento em sinalização horizontal e vertical também é expressivo. A concessionária produziu em sua Fábrica de Placas um total de 3.641 placas para o novo trecho.

Com foco também na mobilidade dos veículos pesados, todos os dispositivos de retorno têm geometria adequada e específica, que ajuda a evitar os tombamentos de cargas pesadas. A liberação da rodovia duplicada ao tráfego deve ocorrer no primeiro trimestre de 2023, mediante autorização do poder concedente.

Redução de acidentes

Previsão da concessionária dá conta de que com a duplicação do trecho, deverá haver redução de sinistros na SP-333, sobretudo de colisões frontais e transversais – tipos de ocorrências com alto potencial de morte, principalmente ocasionadas nos antigos cruzamentos em nível. Rodovias duplicadas aumentam a segurança viária, diminuem o tempo de viagem, e, consequentemente, impactam na economia da macrorregião.

Municípios com rodovias com boas condições de infraestrutura são fatores decisivos para a instalação e ampliação de novos negócios. Isso porque no Brasil, 65% da matriz de transporte depende do modal rodoviário, segundo a CNT (Confederação Nacional do Transporte).

TREVO DE ASSIS: Além da implantação de 14 trevos em desnível, localizados nos km 337, 343, 350 e 354 (Marília), 356, 362, 370, 374, 377, 381 e 384 (Echaporã), além dos km 391, 393 e 400, já próximos a Assis. Foto: Divulgação/Entrevias

Segurança e modernização

Desde que assumiu a concessão da malha rodoviária na região de Marília, em 2017, já foram entregues 27,6 quilômetros de duplicação. Em julho de 2018, foram 8,6 quilômetros de trecho urbano da SP-333 duplicados em Marília, do km 314,4 ao 323; em novembro de 2021, foram mais 19 quilômetros duplicados entre Júlio Mesquita e Marília, entre os km 295 e 314, que incluíram a construção de dois dispositivos nos km 299 e 309, um investimento total de R$ 79,4 milhões.

Mais informações no site: www.entrevias.com.br ou pelo telefone 0800 3000 333.