Os envolvidos foram encaminhados à Polícia Judiciária

Na última terça-feira (03), a equipe da PRF atuante em Ariquemes/RO registrou 3 ocorrências criminais de grande relevo, quais sejam, a recuperação de um carro “clonado”, a apreensão de madeira transportada de forma irregular e o cumprimento de um Mandado de Prisão.

A primeira situação ocorreu às 11h, quando agentes abordaram um caminhão M. Benz, na BR-421, Km 02. Verificados o Documento de Origem Florestal (DOF) e a Nota Fiscal (NF) da carga de 23,59m³ de diversas essências de madeira, os policiais notaram divergência entre o trajeto constante na documentação e o que vinha sendo seguido pelo veículo, o que é vedado por lei.

O caminhão e a carga foram apreendidos ao pátio da PRF, ao passo que o condutor foi liberado, após firmar, via Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), o compromisso de futuramente se apresentar ao Juizado Especial Criminal de Ariquemes, por contrariar o disposto no art. 46, Lei de Crimes Ambientais.

A segunda ocorrência se deu às 21h30, quando, durante fiscalização a um Jeep Compass, no Km 519 da BR-364, os policiais notaram indícios de falsificação no Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) e, em seguida, sinais de falsidade também foram encontrados em elementos identificadores do automóvel, como chassi e número do motor, por exemplo.

Após consultas aos sistemas, a guarnição verificou que o carro, ao contrário da placa ostentada (licenciamento em Dracena/SP), se referia a um veículo registrado em Itumbiara/GO e que possuía restrição de roubo/furto. Questionados, os ocupantes afirmaram ter adquirido o carro em um site de vendas, pela quantia de R$ 40.000 (quarenta mil reais).

Diante da prática dos delitos de receptação e uso de documento falso, respectivamente artigos 180 e 304 do Código Penal, o veículo, assim como o casal que o ocupava, foram encaminhados à Delegacia da Polícia Civil de Ariquemes.

Por fim, o último flagrante aconteceu por volta de 21h35, também no Km 519 da BR-364, enquanto a equipe efetuava uma fiscalização em uma caminhonete Chevrolet S10, que era ocupada por dois homens.

Feita a checagem documental do passageiro, de 42 anos de idade, foi verificado que existia um Mandado de Prisão expedido pela 1ª Vara Criminal de Jaru, em 19/06/2018, pela prática de violência doméstica (art. 129, §9, Código Penal c/c Lei Maria da Penha). O cidadão foi conduzido à Polícia Judiciária de Ariquemes, para adoção das providências de praxe.

Fonte: www.prf.gov.br/agencia