Nomenclatura das rodovias federais

São os nomes definidos pelo Plano Nacional de Viação (PNV).

A nomenclatura das rodovias é definida pela sigla BR, que significa que a rodovia é federal, seguida por três algarismos. O primeiro algarismo indica a categoria da rodovia, de acordo com as definições estabelecidas no Plano Nacional de Viação.

Os dois outros algarismos definem a posição, a partir da orientação geral da rodovia, relativamente à Capital Federal e aos limites do País (Norte, Sul, Leste e Oeste).Veja abaixo como são aplicadas essas definições:1. RODOVIAS RADIAIS
São as rodovias que partem da Capital Federal em direção aos extremos do país.

rodovias radiais.jpg
Nomenclatura: BR-0XX

Primeiro Algarismo: 0 (zero)

Algarismos Restantes:
A numeração dessas rodovias pode variar de 05 a 95, segundo a razão numérica 05 e no sentido horário.

Exemplo: BR-040.
Conheça a relação das Rodovias Radiais Federais.

 

 

2. RODOVIAS LONGITUDINAIS
São as rodovias que cortam o país na direção Norte-Sul.

 

rodovias longitudinais.jpg
Nomenclatura: BR-1XX

Primeiro Algarismo: 1 (um)

Algarismos Restantes:
A numeração varia de 00, no extremo leste do País, a 50, na Capital, e de 50 a 99, no extremo oeste. O número de uma rodovia longitudinal é obtido por interpolação entre 00 e 50, se a rodovia estiver a leste de Brasília, e entre 50 e 99, se estiver a oeste, em função da distância da rodovia ao meridiano da Capital Federal.

Exemplos: BR-101, BR-153, BR-174.

Conheça a relação das Rodovias Longitudinais Federais.

 

3. RODOVIAS TRANSVERSAIS
São as rodovias que cortam o país na direção Leste-Oeste.

rodovias transversais.jpg
Nomenclatura: BR-2XX

Primeiro Algarismo: 2 (dois)

Algarismos Restantes:
A numeração varia de 00, no extremo norte do país, a 50, na Capital Federal, e de 50 a 99 no extremo sul. O número de uma rodovia transversal é obtido por interpolação, entre 00 e 50, se a rodovia estiver ao norte da Capital, e entre 50 e 99, se estiver ao sul, em função da distância da rodovia ao paralelo de Brasília.

Exemplos: BR-230, BR-262, BR-290.

Conheça a relação das Rodovias Transversais Federais.

 

4.RODOVIAS DIAGONAIS
Estas rodovias podem apresentar dois modos de orientação:
Noroeste-Sudeste ou Nordeste-Sudoeste.

 

rodoviais diagonais.jpg
Nomenclatura: BR-3XX

Primeiro Algarismo: 3 (três)

Algarismos Restantes:
A numeração dessas rodovias obedece ao critério especificado abaixo:

Diagonais orientadas na direção geral NO-SE: A numeração varia, segundo números pares, de 00, no extremo Nordeste do país, a 50, em Brasília, e de 50 a 98, no extremo Sudoeste.
Obtém-se o número da rodovia mediante interpolação entre os limites consignados, em função da distância da rodovia a uma linha com a direção Noroeste-Sudeste, passando pela Capital Federal.

Exemplos: BR-304, BR-324, BR-364.

Diagonais orientadas na direção geral NE-SO: A numeração varia, segundo números ímpares, de 01, no extremo Noroeste do país, a 51, em Brasília, e de 51 a 99, no extremo Sudeste.
Obtém-se o número aproximado da rodovia mediante interpolação entre os limites consignados, em função da distância da rodovia a uma linha com a direção Nordeste-Sudoeste, passando pela Capital Federal.

Exemplos: BR-319, BR-365, BR-381.

Conheça a relação das Rodovias Diagonais Federais.

 

 

5. RODOVIAS DE LIGAÇÃO
Estas rodovias apresentam-se em qualquer direção, geralmente ligando rodovias federais, ou pelo menos uma rodovia federal a cidades ou pontos importantes ou ainda a nossas fronteiras internacionais.

Nomenclatura: BR-4XX

Primeiro Algarismo: 4 (quatro)

Algarismos Restantes:
A numeração dessas rodovias varia entre 00 e 50, se a rodovia estiver ao norte do paralelo da Capital Federal, e entre 50 e 99, se estiver ao sul desta referência.

Exemplos: BR-401 (Boa Vista/RR – Fronteira BRA/GUI), BR-407 (Piripiri/PI – BR-116/PI e Anagé/PI), BR-470 (Navegantes/SC – Camaquã/RS), BR-488 (BR-116/SP – Santuário Nacional de Aparecida/SP).

Conheça a relação das Rodovias de Ligação Federais.

Superposição de Rodovias

Existem alguns casos de superposições de duas ou mais rodovias. Nestes casos usualmente é adotado o número da rodovia que tem maior importância (normalmente a de maior volume de tráfego) porém, atualmente, já se adota como rodovia representativa do trecho superposto a rodovia de menor número, tendo em vista a operacionalidade dos sistemas computadorizados.

Quilometragem das rodovias

A quilometragem das rodovias não é cumulativa de uma Unidade da Federação para a outra. Logo, toda vez que uma rodovia inicia dentro de uma nova Unidade da Federação, sua quilometragem começa novamente a ser contada a partir de zero. O sentido da quilometragem segue sempre o sentido descrito na Divisão em Trechos do Plano Nacional de Viação e, basicamente, pode ser resumido da forma abaixo:

Rododovias Radiais – o sentido de quilometragem vai do Anel Rodoviário de Brasília em direção aos extremos do país, e tendo o quilometro zero de cada estado no ponto da rodovia mais próximo à capital federal.

Rodovias Longitudinais – o sentido de quilometragem vai do norte para o sul. As únicas exceções deste caso são as BR-163 e BR-174, que tem o sentido de quilometragem do sul para o norte.

Rodovias Tranversais – o sentido de quilometragem vai do leste para o oeste.

Fonte: DNIT

Rodovias Diagonais – a quilometragem se inicia no ponto mais ao norte da rodovia indo em direção ao ponto mais ao sul. Como exceções podemos citar as BR-307, BR-364 e BR-392.

Rodovias de Ligação – geralmente a contagem da quilometragem segue do ponto mais ao norte da rodovia para o ponto mais ao sul. No caso de ligação entre duas rodovias federais, a quilometragem começa na rodovia de maior importância.

13 COMENTÁRIOS

  1. A sinalização nas cidades, deixa muito a desejar,colocando o caminhoneiro em risco,pois muitas vezes acabam entrando com caminhões de grande porte, nas cidades,em trajetos não permitidos.Agora mesmo estou procurando as rodovias que ligam MS à Itutinga Minas,para evirar esse transtorno e as informações são precárias,irrelevantes.

  2. Nós motorista de todas as classes deveríamos ser mais Unidos… nós não temos ninguém pra representar a classe a nível Brasil e Mercosul! EX ninguém faz nada por nós somos tratados igual bixo deveríamos se unir e sair um deputado federal por estado só assim nossa classe iria ser vista com um grande valor pra economia do país e do mundo…ainda a tempo de se unirmos e fazer isso mudar como melhores frentes e melhores salário, iríamos carregar direito com o cliente fica a dica…. aínda da tempo de se unir pra essa eleição ainda!

  3. É simples e só não carregar nada pro estado do Ceará…aí o governo tem a opção de facilitar o documento faz igual a eu só no ir mais pra lá simples assim aí o governo vem buscar !!!

  4. Muito esclarecedor as informações parabéns! Sugiro, estas informações acima, em termos peças teatrais ou videos educativos.

  5. Oi,
    Material muito esclarecedor e de fácil entendimento mesmo sem a ilustração por imagens. Obrigado por expor esta material foi de grande utilidade para o desenvolvimento de analise do meu trabalho

  6. No Ceará existem rodovias SUPERPOSTAS que são administrada pelo estado. E a polícia rodoviária do estado do Ceará estão autuando os caminhoneiros que trafegam pela rodovia sem a AET ( Autorização Especial de Trânsito), tem em vista que no estado do Ceará é necessário a AET para o transito de caminhão. Se é uma rodovia federal, porquê o estado está autuando?

    • Prezadosr. José Carneiro, bom dia!

      No Brasil, há situações em que o Estado administra uma determinada rodovia federal, por meio de convênio. Nesses casos, a fiscalização da rodovia, normalmente, também passa a ser da polícia militar rodoviária do Estado, que fez o convênio com o Governo Federal. Não sabemos se é esse o caso aí no Ceará.

      Para conhecimento, desde 2008,o Estado do Ceará, de acordo com a Resolução 70/2008, restringe o tráfego de qualquer caminhão nas rodovias estaduais cearenses. Para trafegar nelas, é preciso ter uma Autorização Especial de Trânsito (AET) específica. Portanto, é o único estado brasileiro que faz tal exigência.

      Atenciosamente,
      Equipe Estradas

  7. Só tenho uma Dúvida, no Paraná tem Rodovias começando com a número 5 (cinco), qual é sua definição?

  8. Muito obrigado .só falta mas cinalização em sertos lugares o motorista entra numa cidade e depos fica perdido não sabe se ja saiu da cidade ou se ainda esta dentro. porque quase não acha a pista ou rodovia ou o bairro que procura .

    • Prezado, Francisco, boa tarde!

      Encaminhamos sua sugestão ao órgão responsável para que se manifeste a respeito.

      Obrigado por nos prestigiar.

      Equipe Estradas.com.br

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