CONCESSÃO DE RODOVIA: "Otimismo demais". Assim definiu o advogado Carlos Magno de Abreu Neiva, especialista em Direito Administrativo e Econômico, ao falar das concessões de rodovias federais no Brasil. Foto: Aderlei de Souza/Ilustrativa

De acordo com o Governo de Minas, BRs 116, 135, 251, 262, 367 e 381 fazem parte da relação de rodovias beneficiadas

Após meses de reuniões entre representantes do Executivo Estadual e da União, 11 obras de infraestrutura consideradas prioritárias para Minas Gerais foram contempladas no Programa de Aceleração do Crescimento divulgado nesta sexta-feira (11), pelo Governo Federal.

As obras foram solicitadas diretamente pelo governador Romeu Zema e pelo vice-governador Professor Mateus em diferentes ocasiões. Algumas dessas reivindicações são demandas históricas que beneficiarão milhares de mineiros.

A expectativa é grande e, assim como lutamos para conseguir o anúncio desses recursos, continuaremos acompanhando para que as obras de fato comecem e sejam concluídas. Estaremos atentos para cobrar que as promessas para Minas se transformem em realidade. Contem comigo sempre para defender os interesses dos mineiros”, diz o governador Romeu Zema.

Os investimentos anunciados pela União incluem R$ 33 bilhões solicitados pelo Estado para rodovias e barragens. Eles serão utilizados em obras como a pavimentação da BR-367, de Salto da Divisa a Almenara e de Virgem da Lapa até Berilo.

A rodovia é a principal ligação entre Minas e o Sul da Bahia já teve cinco trechos sob responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) recuperados por meio do Provias.

Rodovia BR-135

Da mesma forma, a recuperação da BR-135, no trecho de aproximadamente 50 quilômetros entre os municípios de Manga e Itacarambi, no Norte de Minas, também terá os recursos viabilizados por meio do PAC.

Todas as obras que solicitamos são fundamentais para os mineiros. No caso das rodovias, por exemplo, uma boa estrutura é garantia para que possamos transitar com mais segurança no estado“, ressalta o vice-governador, Professor Mateus.

BR-135 NO PAC: Recuperação da BR-135, trecho de aproximadamente 50 quilômetros entre Manga e Itacarambi, no Norte de Minas, também terá os recursos viabilizados por meio do PAC. Foto: Mario Chrispim

Concessões

A concessão do trecho de aproximadamente 300 quilômetros da BR-381, entre Belo Horizonte (MG) e Governador Valadares (MG), também está entre as obras anunciadas. Os valores deverão ser aplicados na requalificação da rodovia, contribuindo especialmente para a redução do elevado índice de acidentes.

Já a BR-262, no trecho entre Betim (MG) e Uberaba (MG), principal conexão entre o Sudeste e o Centro-Oeste do país, será relicitada. A rodovia também é um dos mais importantes eixos de escoamento da produção agrícola no estado.

Uma das rodovias federais com maior índice de mortes no país, a BR-251 é mais uma a integrar as concessões priorizadas no PAC. O trecho tem cerca de 340 quilômetros e está situado entre Montes Claros (MG), no Norte de Minas, e o entroncamento com a BR-116, outra rodovia que será concedida à iniciativa privada.

Os empreendimentos previstos representam um avanço significativo na melhoria da infraestrutura do nosso estado. São obras estruturantes, que trarão ganhos logísticos e, sobretudo, aumento da segurança viária para quem trafega por Minas Gerais”, destaca o secretário de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno.

DENTRO DO PAC: Concessão das BR-251 e BR-116 (foto), em Minas, está inclusão no Programa PAC do Governo Federal ,anunciado na sexta-feira (11). Foto: Aderlei de Souza

Veja detalhamento das obras contempladas:

  • Obras de ampliação e melhorias da BR-262 – trecho de João Monlevade (MG) ao Espírito Santo;
  • Pavimentação/Implantação da BR-367 – pavimentação dos trechos Salto da Divisa a Almenara e Virgem da Lapa e Berilo;
  • Adequação/Restauração e Melhoramentos da BR-135, trecho de Manga (MG) a Itacarambi (MG);
  • Relicitação da BR-262, em Minas, trecho de Betim (MG) a Uberaba (MG);
  • Concessão das rodovias BR-381, entre Belo Horizonte (MG) e Governador Valadares (MG);
  • Concessão das rodovias BR-040/495 Rio-BH;
  • Concessão das rodovias BR-040/GO/MG – Rota dos Cristais;
  • Concessão das BR-251/MG e BR-116/MG;
  • Projeto para pavimentação da BR-352, trechos não pavimentados de Patos de Minas (MG) a Goiânia (GO).

Com informações da Ascom do DER-MG