MULTA AUTOMÁTICA: Veículo que evadir pedágio em algumas rodovias federais serão multados automaticamente, sem precisar ser parados pelo policial. Foto: Divulgação/Ecovias do Cerrado

Novidade – implantada pelas concessionária Ecovias do Cerrado e Ecovias do Araguaia –  começou a valer neste mês e abrange as BRs 364 e 365, em Goiás e Minas; e BRs 153, 414 e 080, em Goiás e Tocantins

Foi iniciado neste mês de julho o novo sistema de autuação de veículos evasores de pedágio nas rodovias federais BR-364 e BR-365, entre Jataí (GO) e Uberlândia (MG); e BR-153, BR-414 e BR-080, no Sistema Anápolis (GO) – Aliança do Tocantins (TO).

De acordo com as concessionárias Ecovias do Cerrado e Ecovias do Araguaia, responsáveis, respectivamente, pelas rodovias citadas, a partir de agora, a atuação passa a ser automatizada e integrada com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), de forma que não há mais a necessidade de o veículo ser parado por um policial rodoviário federal para ser multado.

Ainda segundo as concessionárias, o novo sistema garante o compartilhamento de informações entre as empresas e a ANTT, responsável por autuar motoristas infratores. Ao ser detectada uma evasão em uma das praças de pedágio, nos respectivos trechos, as imagens e os dados do veículo serão processados diretamente pela ANTT, responsável por lavrar e enviar a multa ao motorista.

Infração grave

A evasão em praças de pedágio é infração considerada grave, conforme artigo 209-A do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Para esse tipo de infração, o CTB prevê aplicação de multa de R$ 195,23 e cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (valores referentes a 2023), um dos motivos da penalização, entre outros aspectos, é o aumento do risco aos usuários e trabalhadores da rodovia.

De acordo com o coordenador de Operações Rodoviárias, Luan Pavide, a fiscalização constante, 24h por dia, é mais um passo importante no reforço da segurança a todos os usuários. “Na prática, essas medidas contribuem para garantir a proteção dos demais motoristas e de colaboradores das praças de pedágio, além de trazer, como diferencial a possibilidade de responsabilização dos infratores recorrentes”, destaca.

Impactos da evasão

Além dos riscos à segurança viária, a evasão de pedágio gera outros efeitos negativos em todo o sistema rodoviário. Por exemplo, os valores arrecadados por meio da cobrança do pedágio asseguram mais investimentos em todo o sistema rodoviário, além da execução de serviços que têm como foco a segurança e o atendimento ao usuário.

Segundo o gerente de Atendimento ao Usuário da Ecovias do Cerrado, Bruno Araújo Silva, a principal vantagem do novo modelo está no aprimoramento da fiscalização da rodovia e, consequentemente, na ampliação da segurança viária.

Na medida em que é dispensada a presença de uma autoridade policial para o flagrante e autuação do infrator, a fiscalização passa a ser constante, 24 horas por dia. Assim que o motorista comete a infração, a ANTT recebe os dados via sistema e toma as providências cabíveis para notificar o motorista. Isso ajuda, principalmente, na responsabilização dos infratores recorrentes, que para não pagarem a tarifa, transitam pelas praças acima dos limites permitidos ou próximos demais dos outros veículos, colocando em risco tanto os colaboradores das praças de pedágio, quanto os demais usuários da via”, afirma.

Silva destaca, por exemplo, o caso de um usuário que, sozinho, já evadiu 268 vezes das praças da concessionária desde o início da operação, em 2020. “Nessa nova forma de fiscalização vai ser mais fácil ao órgão competente notificar o usuário e coibir esse tipo de conduta”, diz.

3 COMENTÁRIOS

  1. Muito bom!
    Segurança? De usuários e funcionários?
    Conta outra!
    Estes pedágios são o próprio estelionato, pois cobram muito caro, não cumprem o contrato deles com a união, que construimos a estrada e pagamos, agora como concessionários, além da cobrança, indevida aos meus olhos, ainda fizeram a maior caixa registradora de multas. Bem ao estilo da quadrilha vermelha!

  2. Estranho né eles enfiam o dinheiro do pedágio no cu deles e não dá nada simplesmente o cidadão e prejudicado e a vagabunda da ANTT e a lixo da PRF que e outra que faz segurança particular pra esse povo do pedágio também fica servindo de capacho pra essas empresas

  3. E para as empresas que cobram o pedágio mas não cuidam das rodovias’ tipo BR 262 em Minas gerais e br-116 na Bahia vai ter multas também?

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