SEGURANÇA: Duas obras foram entregues aos usuários no estado do Piauí, nessa semana. Tratam-se da duplicação de 18,4 quilômetros na BR-316, entre as Teresina (PI) e Demerval Lobão (PI) e o viaduto do Mercado do Peixe, na BR-343. Foto: Divulgação/Dnit

De acordo com a Autarquia, além dessa obra, piauienses também ‘ganharam’ mais um trecho duplicado na BR-316

Duas obras foram entregues aos usuários no estado do Piauí, nessa semana. Tratam-se da duplicação de 18,4 quilômetros na BR-316, entre as Teresina (PI) e Demerval Lobão (PI) e o viaduto do Mercado do Peixe, na BR-343.

Segundo o Departamento Nacional de transportes Terrestres (DNIT), a liberação ao tráfego ocorreu nessa sexta-feira (1º/9) com a presença do ministro dos Transportes, Renan Filho, do diretor-geral do Dnit, Fabrício de Oliveira Galvão e do superintendente regional do Dnit no estado, José Ribamar Bastos.

De acordo com o Dnit, a Obra de Arte Especial (OAE), que fica sobre a rótula da avenida dos Expedicionários (Viaduto do Mercado do Peixe), tem 120 metros de extensão, está dividido em três vãos de 40 metros e vai beneficiar aproximadamente 33 mil motoristas que circulam diariamente no Contorno Rodoviário de Teresina (PI). A construção faz parte de um plano de melhorias na mobilidade urbana no contorno rodoviário da capital.

A construção do viaduto com os acessos, rotatória e marginais adjacentes visa o melhoramento das condições de segurança e trafegabilidade da rodovia, o que irá proporcionar maior fluidez ao tráfego, minimizar acidentes e efetivar soluções para os diversos problemas existentes no local. Uma vez que a rodovia se encontra em alto crescimento imobiliário, o que é apontado como uma das causas do aumento do tráfego, ampliando a cada dia o curso de automóveis.

A obra vai dar mais fluidez ao trânsito da capital do Piauí, além de ser importante para a mobilidade urbana, possibilitando ainda a atração de investimentos, a geração de empregos, o progresso da região e consequente melhoria das condições de vida da população.

As pistas estão abertas para o tráfego, devidamente sinalizadas e com iluminação. O investimento foi de aproximadamente R$ 23 milhões.

E na BR-316, foi entregue aos usuários 18,4 quilômetros de duplicação no trecho que liga Teresina (PI) à Demerval Lobão (PI), entre os km 15,35 e 33,75. Destes, 10 quilômetros já haviam sido concluídos.

Nesse local, foram realizados os seguintes serviços: retornos em nível, pistas marginais nas travessias urbanas, construção de uma ponte sobre o Riacho Marimbas e alargamento e restauração da ponte existente, drenagem, paisagismo e proteção ambiental, sinalização horizontal e vertical e implantação de dispositivos de segurança. O investimento foi de aproximadamente R$ 65 milhões.

BR-316

A BR-316 é uma importante rodovia diagonal que começa no Estado do Pará ligando a sua capital, Belém, ao litoral de Alagoas, passando pelos estados do Maranhão, Piauí e Pernambuco. No Piauí, esta rodovia cruza a região urbana da capital Teresina, trecho da rodovia que serve como rota para o escoamento da produção agrícola da região, conhecida como “Matopiba”, que abrange os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, em direção, principalmente, ao porto de Itaqui.

Importância da BR-343

Já a BR-343 é uma rodovia diagonal do Piauí, que liga o litoral ao sul do estado, iniciando na cidade de Luís Correia e finalizando na cidade de Bertolínia, passando pela capital Teresina, com uma extensão total de 738 quilômetros. Destaca‐se ainda que, pela rodovia é escoada a produção de grãos agrícolas dos cerrados piauienses, principalmente soja, manufaturados e minerais.

Com informações da Ascom do Dnit