
Equipes de policiais rodoviários federais deram continuidade à Operação Bienvenidos, em Uruguaiana (RS)
Iniciada no começo deste mês, a Operação Bienvenidos foca na orientação de motoristas estrangeiros e na cobrança de multas de trânsito em atraso antes da saída do território brasileiro.
No primeiro dia, na BR-290, foram fiscalizados 82 veículos e cobradas 52 multas anteriores. Nesta terça, destacaram-se um ônibus de turismo argentino com 23 infrações e uma Toyota Hiace, também da Argentina, que acumulava 19 multas por excesso de velocidade — incluindo um registro de 180 km/h.
Segundo os policiais rodoviários, somente esses dois veículos quitaram cerca de R$5.400 mil em débitos. Além deles, uma carreta chilena foi retida até o pagamento de quatro multas pendentes. Como todos os condutores optaram pela regularização imediata, nenhum veículo foi recolhido ao pátio.
Legislação vigente
De acordo com a legislação brasileira, veículos estrangeiros devem quitar todas as multas vencidas antes de sair do país. A Operação Bienvenidos continuará intensificada em Uruguaiana, a principal porta de entrada de turistas por via terrestre no verão, garantindo o cumprimento da lei e a segurança na fronteira.
O excesso de velocidade é o principal fator de risco para acidentes graves. A fiscalização rigorosa busca conscientizar os turistas sobre a importância do respeito aos limites de velocidade para a preservação de vidas nas rodovias federais.











