A International Meal Company (IMC), empresa do segmento de alimentação controlada pelo fundo de private equity Advent, retomou o processo de abertura de capital. A companhia, que é dona das redes de restaurantes Frango Assado e Viena, tentou vender ações na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) no fim de 2009, mas cancelou a operação em fevereiro de 2010. Agora, protocolou pedido de análise da nova distribuição primária e secundária na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), encaminhando prospecto preliminar – sem informar ainda a quantidade de ações a serem ofertadas.

A notícia foi veiculada pelo jorna Valor que antecipou, há duas semanas, que a empresa tinha iniciado conversas com investidores para sua segunda tentativa de abrir capital. Em sua primeira tentativa, a intenção da IMC era captar cerca de R$ 1 bilhão e a operação seria parte primária, com recursos indo para o caixa da companhia, e secundária, com o Advent, vendendo parte de suas ações.

Segundo o prospecto preliminar da nova operação, os recursos levantados com a oferta primária serão usados para investir em novas lojas e reformar unidades existentes em aeroportos, rodovias e shopping centers, além de diminuir a dívida bancária de longo prazo. O dinheiro gerado pela oferta secundária vai integralmente para o fundo controlador.

A IMC, que tem sede em São Paulo, possui ao todo 18 marcas de restaurantes em sete Estados no Brasil, além de negócios no Caribe, com 21 marcas de restaurantes em Porto Rico e 3 na República Dominicana e outras 7 no México.