Lançado o edital para implantar e pavimentar BR-030, na Bahia
NOVA VIA: Lançado o edital para implantar e pavimentar BR-030, entre BA e GO. . Foto: Divulgação/Ilustrativa

De acordo com o projeto, trecho de 191,5 quilômetros vai ligar Cocos (BA) Mambaí (GO)

Foi lançado nessa semana, pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), o edital de licitação para implantação e pavimentação de 191,5 quilômetros da BR-030, na Bahia.

De acordo com o Dnit, o traçado proposto vai ligar Cocos, na Bahia, à cidade de Mambaí, em Goiás, na divisa dos dois estados, o que permitirá a conexão dos modais rodoviário, ferroviário e hidroviário.

Segundo a Autarquia, a obra será licitada por meio do Regime Diferenciado de Contratações Públicas na forma integrada (RDCi), com orçamento sigiloso. Essa modalidade prevê a elaboração dos projetos de engenharia e da execução efetiva das obras no mesmo contrato.

De acordo com o Dnit, a implantação desse novo trecho da BR-030/BA/GO torna-se estratégico para a logística das regiões Nordeste e Centro-Oeste do brasil. Ao se conectar, futuramente, à malha da Ferrovia Norte-Sul, o novo segmento trará vantagens competitivas e melhorias para a logística nacional.

Alternativa de transporte

Atualmente, o acesso do sul da Bahia à Capital Federal é realizado pelas rodovias BR-349 e BR-020. Com essa nova ligação da BR-030/BA/GO haverá mais uma opção de rota ao Planalto Central.

Após a conclusão da obra, a distância rodoviária entre o Centro Oeste e o leste do Nordeste, especialmente para o deslocamento a Porto Seguro (BA), será encurtada, o que favorecerá o turismo para a região.

Retomada a duplicação da BR-116/BA

De acordo com o Dnit, serão retomados os serviços do lote 2 de duplicação da BR-116/BA, implantação de vias laterais, adequação de capacidade, restauração com melhoramentos e obras de artes especiais da rodovia, entre Formosa (GO) e Euclides da Cunha (BA).

As obras serão executadas entre os km 113+360 e 211+830 da rodovia, totalizando 98,47 quilômetros de extensão. Os trabalhos no segmento têm previsão contratual de 20 meses de execução com investimento de R$ 280 milhões.