NOVO: Lexus lança no Brasil o UX 250h, um crossover compacto disponível apenas com motorização híbrida. Foto: Divulgação

A Lexus lança no Brasil o UX 250h, um crossover compacto disponível apenas com motorização híbrida. A assinatura de design da marca é a imensa grade (Spindle Grille) que, junto ao para-choque com “dobraduras” marcantes, com visual de origami, tornam a dianteira bastante agressiva. O porte traz a conhecida fórmula do SUV com jeitão de cupê, todo “recortado”, com molduras plásticas nas caixas de roda. Na traseira, destaque para as lanternas ligadas por uma sequência de 120 LEDs e o para-choque com extrator integrado.

O UX é o primeiro Lexus desenvolvido sobre a nova plataforma global compacta (GA-C). Apesar de leve, a estrutura tem elevada rigidez devido ao uso de aço de alta resistência e solda a laser. Para não acumular peso, portas, para-lamas dianteiros e capô são de alumínio. A bateria de níquel-hidreto metálico (NiMH) e seu sistema de resfriamento compacto foram colocados abaixo do assento traseiro, maximizando os espaços da cabine e porta-malas, além de manter o centro de gravidade do veículo baixo.

HÍBRIDO O sistema Lexus Hybrid Drive já está na quarta geração. Todas as versões do UX 250h trazem motorização híbrida – formada por um novo motor 2.0 a gasolina de quatro cilindros e um motor elétrico – que soma 181cv de potência. A tração é dianteira, e a transmissão Hybrid Transaxle oferece força de frenagem responsiva do motor em seis estágios. O câmbio automático permite trocas manuais por paddle shifts na versão F-Sport.

São quatro modos de condução disponíveis: Normal, que equilibra desempenho e eficiência no consumo de combustível; Eco, que maximiza a economia de combustível; Sport, com resposta mais rápida do acelerador; e Sport S+ (exclusivo para a versão F-Sport), ainda mais dinâmico. A suspensão dianteira é independente do tipo McPherson, enquanto a traseira é multilink. As rodas calçam pneus run-flat, que permitem a condução com o pneu furado até os 80km/h (após utilização do kit de reparo), não sendo necessária a troca de pneu por até 160 km de distância.

A BORDO Os bancos dianteiros têm ajustes elétricos e sistema de aquecimento. A partir da versão intermediária Luxury, os bancos da frente oferecem ventilação e ar-condicionado. O revestimento em couro dos bancos ganhou uma costura chamada sashiko, técnica de acolchoamento japonesa usada também na confecção de uniformes de judô e kendo. A paleta de cores do interior começa pelo pretinho básico, avança até o caramelo e pode chegar a combinações do tipo Granada/Preto, conforme a versão.

O entre-eixos de 2,64 metros, semelhante ao do Jeep Compass, revela que o espaço é de SUV médio. O porta-malas tem abertura e fechamento elétricos para as duas versões mais sofisticadas, que agrega o sensor de abertura por movimento embaixo do para-choque (aquele chutinho). O sistema multimídia tem tela de 7 polegadas na versão de entrada e de 10,3 polegadas nas demais, controladas por um touchpad no console, oferecendo navegação GPS, TV digital, DVD player e câmera de ré. Existe sistema de carregamento de celular sem fio.

F-SPORT A versão de topo F-Sport traz equipamentos mais sofisticados, como a suspensão adaptativa variável para o modo de condução Sport S . O computador de bordo tem tela de 8 polegadas, além de um visor head-up display que projeta uma “tela” colorida virtual na linha de visão do motorista. Os bancos dianteiros têm formato esportivo. Por fora, a grade tem design exclusivo, estilo colmeia, e o para-choque dianteiro tem faróis de neblina maiores. As rodas são de liga leve, com 18 polegadas. O UX 250h já pode ser encomendado nas concessionárias Lexus do Brasil a partir de R$ 169.990 na versão Dynamic, R$ 189.990 na Luxury e R$ 209.990 na F-Sport.

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