De acordo com a concessionária responsável, investimento em pacote de obras é de R$ 106 milhões
As obras de remodelação do Trevo dos Amarais e do último trecho das vias marginais da rodovia D. Pedro I (SP-065), em Campinas (SP) foram entregues ao tráfego nesta quarta-feira (16).
De acordo com a concessionáira Rota das Bandeiras, responsável pelo Corredor Dom Pedro I, com a conclusão dos 2,5 quilômetros finais de pistas marginais, entre o Trevo dos Amarais e o entroncamento com a Via Anhanguera (SP-330), o trecho urbano da D. Pedro I passa a ter 32 quilômetros de marginais (divididas nas pistas norte e sul), a partir do Km 129 (Trevo da Leroy Merlin), com duas faixas de rolamento e acostamento. Trecho de maior movimento dentre os 297 quilômetros concedidos, a região registra volume diário médio de 125 mil veículos.
Além de aumentar a capacidade de tráfego em 66%, passando de três para cinco faixas de rolamento por sentido, a construção das marginais amplia a segurança dos motoristas, com a segregação do trânsito urbano pelas marginais, enquanto as pistas expressas se destinam ao tráfego intermunicipal.
A remodelação do Trevo dos Amarais também irá contribuir para uma melhora significativa da fluidez na via e na avenida Comendador Aladino Selmi. O antigo dispositivo do km 143 possuía apenas um viaduto, que foi demolido, e quatro alças. O trevo remodelado conta com 6,2 km de novas pistas e conta agora com dez alças e dois viadutos, que garantem o deslocamento do tráfego em diferentes sentidos, com a eliminação dos conflitos entre o tráfego rodoviário e o urbano de bairros localizados às margens da rodovia, como o Jardim Santa Mônica e o Jardim São Marcos.
Motoristas devem estar atentos com novo acesso
Nos últimos meses, a Concessionária passou a fazer liberações gradativas das novas alças. A última alça que ainda estava em obras foi liberada na tarde desta terça-feira. O motorista que está na marginal sul (sentido Jacareí) da D. Pedro I passa a ter acesso direto ao São Marcos e pode fazer o retorno para a pista norte (sentido Via Anhanguera). Os usuários devem estar atentos, já que para utilizar as alças é necessário estar na pista marginal sul a partir do km 145, altura do Frango Assado.
Com a entrega das marginais e do Trevo dos Amarais, a Concessionária conclui a modernização do sistema viário da D. Pedro I, em Campinas, iniciada em 2012. Ao longo dos anos, além da implantação das pistas auxiliares, outros seis trevos foram remodelados: Leroy Merlin, Galleria, Sam’s Club, Carrefour, Campinas-Mogi e Barão Geraldo, além da transformação em passagem exclusiva para pedestres na antiga passagem inferior do km 140, na altura dos Atacadistas. Duas passarelas também foram construídas e o trecho conta atualmente com cinco dispositivos para a travessia segura.
Mais informações no site da concessionária ou pelo 0800 770 8070.
Será que só eu percebi que há um erro de projeto no final da marginal, sentido Anhanguera? Aquela marginal teria que ir até a ponte! Até chegaram a limpar o terreno e colocar estacas. Aconteceu alguma coisa, certeza. Do jeito que está não resolveu nada, o congestionamento continua até o CEASA!!