SALVAÇÃO: O leilão do Lote 2 de concessão de rodovias no Paraná, a ser realizado nesta sexta (29), em São Paulo (SP) parece ser a salvação dos problemas de infraestrutura de Transportes no Paraná. Foto: Roberto Dziura Jr/AEN

Informações divulgadas pelo Governo do Estado dão uma noção bem próxima da realidade sobre o que se espera do leilão, desta sexta-feira 29), na B3, em São Paulo (SP). Lote 1 voltou a ter validade

O leilão do Lote 2 de concessão de rodovias no Paraná, marcado para esta sexta-feira (29), na B3, em São Paulo (SP), parece ser a salvação dos problemas de infraestrutura de Transportes no Estado do Paraná.

Isso porque, o governo vem divulgando, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) diversas matéria que elencam as obras que devem ser realizadas pela nova concessionária e que deverão, por ora, resolver gargalos em vários trechos paranaenses.

Na BR-277, o segmento entre Curitiba e o Litoral paranaense, já duplicado, vai ganhar faixas adicionais nos sentidos crescente e decrescente. Com isso, a descida da Serra do Mar terá três pistas, facilitando a movimentação até o Porto de Paranaguá e às praias.

Segundo o governo de Ratinho Junior, o Lote 2 vai transformar o Litoral do Paraná em um grande canteiro de obras. A principal conexão entre o Interior e a Capital ao Litoral é a BR-277, que terá obras desde o Jardim Botânico de Curitiba até a Avenida Portuária em Paranaguá.

As principais obras do Lote 2 incluem Litoral, Campos Gerais e Norte Pioneiro. O foco são as obras na BR-277 entre Curitiba e Paranaguá, mas há também trabalhos em Paranaguá, em Pontal do Paraná, na ligação Ponta Grossa – Sengés, Jaguariaíva – Jacarezinho e Cornélio Procópio – Jacarezinho.

Além da integralidade da BR-277 entre Paranaguá e Curitiba, o Lote 2 voltará a atender às rodovias previamente concedidas do Litoral, garantindo serviços de conservação, atendimento ao usuário e uma das obras mais aguardadas por turistas e pela população de Pontal do Paraná.

PR-407 duplicada

Já no 4º ano de contrato será executada a duplicação da PR-407, ligação entre Paranaguá e Pontal do Paraná, em uma extensão de 13,9 quilômetros, conectando os segmentos já duplicados no começo e no final do trecho.

QUARTO ANO: Conforme o contrato de concessão, a duplicação da PR-407 (foto) deve acontecer no 4º ano, ligando Paranaguá a Pontal do Paraná, em uma extensão de 13,9 quilômetros. Foto: Roberto Dziura Jr/AEN

Há também previsão de duplicação da PR-151 e duplicação da PR-239 até a ponte na divisa com São Paulo. Estão previstas ainda 20 passarelas, ciclovias e vias marginais. O Lote 2 prevê a duplicação integral da ligação entre Ponta Grossa e Sengés, nos Campos Gerais, seguindo até a divisa com São Paulo, incluindo a ponte de acesso a Itararé, no estado vizinho. As melhorias também vão impactar diretamente os municípios de Carambeí, Castro, Piraí do Sul e Jaguariaíva.

No caso da PR-151, a rodovia terá 58,9 quilômetros de novas duplicações, começando pelo trecho de pista simples ligando as duplicações existentes entre Piraí do Sul e Jaguariaíva, em um total de 19,3 quilômetros.

Também será duplicada a rodovia no perímetro urbano de Jaguariaíva, em um total de 7 km, e depois toda a ligação até Sengés, em um total de 32,5 quilômetros, até chegar no cruzamento com a Rua Vereador Francisco Maia.

Outra rodovia que será duplicada é a PR-092, até o município de Santo Antônio da Platina.  O Lote 2 prevê ainda duplicação da Transbrasiliana (BR-153) até divisa com São Paulo, 45 novos viadutos e 25 novas passarelas.

No caso da PR-092, as obras vão do entroncamento com a PR-151, em Jaguariaíva, até o entroncamento com a BR-153 (Rodovia Transbrasiliana), em Santo Antônio da Platina, passando pelos municípios de Arapoti, Wenceslau Braz, Siqueira Campos, Quatiguá e Joaquim Távora, em uma extensão total de 123,8 quilômetros.

E, finalmente, com a concessão do Lote 2, as rodovias BR-369 e PR-855, Contorno de Bandeirantes terão obras de melhorias. Na duplicação da BR-369, em uma extensão de 74,7 quilômetros, a partir da pista dupla em Cornélio Procópio até o entroncamento com a BR-153 (Rodovia Transbrasiliana) em Jacarezinho, logo antes da divisa com São Paulo.

A BR-369 não será duplicada somente em Bandeirantes, onde a rodovia federal cruza o perímetro urbano do município; ali será duplicada a PR-855, o Contorno de Bandeirantes, em uma extensão de 8,06 quilômetros.

Neste trecho do Lote 2 ainda serão implantados dois quilômetros de ciclovias, todos em Santa Mariana e 9,9 quilômetros de vias marginais, em Andirá e Santa Mariana. Ainda serão regularizados 16 acessos, realizadas seis correções de traçado e executadas sete caixas de contenção de líquidos perigosos.

Leilão

BR-369: Entroncamento da BR-369 com a BR-153, em SP, é um dos trechos a ser beneficiado com a concessão do Lote 2, que ocorre nesta sexta-feira (29), na B3, em São Paulo (SP). Foto: Roberto Dziura Jr/AEN

O lote 2 das novas concessões rodoviárias tem 604,16 quilômetros de extensão, incluindo rodovias no Litoral e também as ligações entre Ponta Grossa e Sengés, Jaguariaíva e Jacarezinho, e Cornélio Procópio e Jacarezinho.

Está previsto um investimento de R$ 10,8 bilhões em obras e R$ 6,5 bilhões em conservação e serviço ao usuário durante os trinta anos de vigência da concessão, gerando cerca de 110 mil empregos. O leilão será realizado nesta sexta-feira (29), às 14h na B3, a Bolsa de Valores do Brasil, que fica na capital paulista. A previsão de assinatura do contrato é para o final de janeiro de 2024.

A localização das principais obras pode ser verificada neste mapa. Neste edital estão os detalhes das obras previstas. Aqui está o mapa com todas as principais obras do Lote 2.