CONTAGEM – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu nesta terça-feira (27) a necessidade da integração entre os meios de transporte para levar mercadorias aos estados no Brasil. Além disso, Lula afirmou que para aumentar as exportações brasileiras é preciso investir em infra-estrutura de transporte.

Lula disse ainda que não pretende retirar as carretas das estradas brasileiras com o incentivo à produção de locomotivas, mas sim diminuir a quantidade de caminhões nas estradas e a duração das viagens. De acordo com ele, a distância do percurso é um dos fatores que encarece o valor dos produtos.

-Um caminhão não pode transportar uma carga por dois, três mil quilômetros. Temos que construir e aprender a conviver com terminais que possam fazer com que os caminhões sejam apenas os entregadores em curta distância, e os trens e o transporte marítimo se encarregue de fazer o restante do transporte – disse, ao discursar em Contagem (MG) na cerimônia de entrega da primeira locomotiva de grande porte fabricada no Brasil. Os trens, produzidos pela empresa General Eletric Transportation, serão usados para transportar minério.

A tecnologia vai servir ainda para o país melhorar o desempenho na área de exportação, de acordo com Lula.

-O Brasil nos próximos anos se transformará em um grande exportador mundial e sabemos que para isso precisamos ter meios de transporte ágeis e baratos. Temos que fazer nossas ferrovias chegar aos principais portos e construir novos portos.

Lula destacou também a importância da construção da Transnordestina, ferrovia que liga Pernambuco ao Ceará, para os empresários desses estados.