Mais de 10 motoristas são flagrados dirigindo embriagados na BR-153/SP
Mais de 10 motoristas são flagrados dirigindo embriagados na BR-153/SP

Ocorrências foram registradas na madrugada desse domingo (31), em Nova Granada

Doze motoristas foram flagrados dirigindo embriagados, na madrugada desse domingo (31), pela rodovia BR-153, na região de Nova Granada, no interior de São Paulo, durante uma operação conjunta da Polícia Rodoviária federal (PRF) e do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP).

De acordo com as forças policiais, os agentes fiscalizaram dezenas de veículos e submeteram os condutores ao teste de bafômetro. Como resultado, 12 condutores estavam desobedecendo as leis, conforme prevê o Art. 306 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Causas de sinistros

De acordo com levantamento da PRF, a condução de veículo sob efeito de álcool é uma das principais causas de sinistros graves nas rodovias federais brasileiras. Além de colocar em risco a própria vida, o condutor bêbado expõe passageiros e demais usuários da via a situações de elevado perigo.

Penalidades

As penalidades para quem dirige sob influência de álcool incluem multa no valor de R$ 2.934,70, suspensão do direito de dirigir por 12 meses e retenção do veículo até a apresentação de condutor habilitado e em condições de dirigir.

Nos casos em que o índice de álcool constatado seja superior a 0,34 miligramas de álcool por litro de ar, o condutor também pode responder por crime de trânsito.

Caso o condutor embriagado esteja envolvido em sinistro de trânsito com morte ou vítima gravíssima, ele pode ser preso em flagrante sem direito à fiança.