IRREGULAR: Polícia Civil irá investigar os motivos do grave acidente entre o micro-ônibus e a carreta bitrem na manhã desta sexta (24), no Pará, com 12 mortes e três feridos. Foto: Reprodução/Redes Sociais

Estradas apurou que veículo Marcopolo, modelo Volare W7, ano 2014, a serviço da Coopertrans, não regularizou o cronotacógrafo, a caixa preta do setor de transportes, desde 11/05/2021; portanto, estava proibido de circular

Mais uma tragédia que poderia ter sido evitada, se os responsáveis pelos veículos obedecessem às leis previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). No caso dessa tragédia registrada na manhã desta sexta-feira (24), com 12 mortes* e três feridos na PA-150, em Morada Nova, no município de Marabá (PA), o micro-ônibus não poderia estar circulando, pois o cronotacógrafo (tacógrafo), equipamento de uso e verificação obrigatórios por lei, estava vencido desde maio de 2021, ou seja, quase dois anos de irregularidade.

Os dados registrados pelo cronotacógrafo, como velocidade pratica, distância percorrida, tempo de direção contínua, são essenciais para a perícia mas estão comprometidos em função do equipamento estar irregular. A reportagem ainda não conseguiu apurar a situação da carreta bitrem que colidiu contra o micro-ônibus.

O Estradas tem divulgado há anos diversas campanhas de segurança viária, que têm o mesmo propósito: preservar vidas humanas. Ainda em vigor, a campanha “Não seja vítima da escravidão sobre rodas!” tenta alertar a sociedade sobre as condições precárias de trabalho dos motoristas profissionais (cansaço e fadiga), que provocam tragédias nas rodovias – como foi o caso da colisão registrada na BR-493/RJ, no último sábado, com sete mortes – e levam muitos ao uso de drogas.

Ao mesmo tempo, é fundamental que os passageiros usem o cinto de segurança. O equipamento reduz em 70% o risco de morte ou lesões graves. Nesta colisão no Pará, os corpos espalhados pela pista revelam que a maioria dos passageiros não fazia uso do cinto.

IRREGULAR: Estradas apurou que o veículo envolvido na colisão na PA-150 (foto) – modelo Marcopolo Volare, ano 2014 – está com tacógrafo vencido desde maio de 2021. Portanto, estava proibido de circular no trânsito. Foto: Misael Rosa Souza/Ônibus Brasil

A tragédia

Eram pouco mais de 7 horas desta sexta-feira (24), quando a carreta bitrem e o micro-ônibus, a serviço da Coopertrans, colidiram frontalmente na PA-150, em Morada Nova, município de Marabá (PA). Resultado? Até o momento, 11 mortes, sendo uma criança e três feridos, sendo um em estado grave, de acordo com a Polícia Militar do Pará (PMPA).

(*) Polícia Militar do Pará retificou o total de mortos de 11 para 12 pessoas. Matéria atualizada às 17h50