COLISÃO: Ônibus bate em caminhão na BR-101 e motorista morre, na mdrugada desta segunda-feira (13), em Jaguaruna (SC). Uma passageira ficou ferida levemente. Foto: Divulgação

Estradas conversou com o outro sócio Gerson Andrighetti, no fim da tarde desta segunda (13). Ele está se deslocando até o local e não tem detalhes da ocorrência. Segundo Andrighetti, havia dois motoristas no veículo. Magnus Zarembski estava no volante quando ocorreu a batida

O motorista do ônibus, Magnus Fernando Zarembski, de 37 anos, que morreu na colisão na BR-101, em Jaguaruna (SC), na madrugada desta segunda (13), era um dos sócios da empresa RGA Santa Rosa Turismo Ltda. e viajava com outro motorista, segundo informou o sócio, Gerson Andrighetti, à reportagem do Estradas, no fim da tarde.

De acordo com Andrighetti, ele e Adilson Kotowski, o terceiro sócio da RGA, estão se deslocando até Jaguaruna para se inteirar da ocorrência. “O motorista que estava com nosso sócio está em choque. A mulher que ficou ferida já recebeu alta médica e foi liberada”, disse.

Andrighetti acrescentou que a empresa sempre coloca dois motoristas para as viagens de turismo. “Além de mantermos o veículo em ordem, prezamos muito pela segurança dos passageiros”.

O sinistro

Era madrugada desta segunda-feira (13), quando o ônibus Scania, modelo Marcopolo Paradiso DDR, ano 2009, placas MHJ0623, conduzido pelo motorista e sócio da empresa RGA Santa Rosa Turismo Ltda., Magnus Fernando Zarembski, colidiu na traseira de um caminhão, carregado de semente de girassol na altura do 354 da BR-101, em Jaguaruna (SC). Zarembski não resistiu aos ferimentos e faleceu no local. Uma passageira, de 70 anos, ficou ferida e foi atendida no Hospital HCJ, em Jaguaruna (SC).mas já recebeu alta médica, segundo o outro proprietário da RGA, Gerson Andrighetti.

Segundo Andrighetti, o ônibus transportava 42 pessoas, sendo 40 passageiros e dois motoristas. o Veículo fazia o trajeto Santa Rosa (RS) a Itapema (SC).

O caminhoneiro, de 43 anos, não se feriu. A Polícia Civil irá investigar as causas do sinistro.

Estradas solicitou informações detalhadas da ocorrência da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Santa Catarina, tais como: se os condutores respeitavam a ‘Lei do Descanso’, se o caminhoneiro foi submetido ao teste de etilômetros e se estavam com a documentação em ordem.

Nesta terça-feira (14), às 16h30, a reportagem recebeu as seguintes informações:

Estradas – O local e horário do sinistro de trânsito?

PRF-SCKm 354 sentido norte da BR-101 em Jaguaruna por volta das 2h de segunda dia 13/02

Estradas – Os veículos envolvidos tiveram inspeção nos cronotacógrafos? Estão em dia?

PRF-SC O cronotacógrafo do caminhão estava com o disco atrasado desde janeiro. A PRF não conseguiu ter acesso ao cronotacógrafo do ônibus no momento do acidenteAcreditamos que a perícia da Polícia Civil de Jaguaruna consiga fazer esta verificação.

Estradas – Os documentos dos motoristas estão em ordem (CNH e exame toxicológico)?

PRF-SC Sim, CNHs válidas e exames em dia.

Estradas – O caminhoneiro foi submetido ao teste de etilômetro? Qual foi o resultado?

PRF-SC Sim, resultado zero.

Estradas – Os condutores respeitavam a Lei do Descanso? 

PRF-SC Não há como afirmar. Um veículo estava com o cronotacógrafo atrasado e o no outro veículo não foi possível ter acesso aos dados

Estradas – Foi verificado se os ocupantes dos veículos faziam uso do cinto de segurança?

PRF-SC Sim, ambos os motoristas usavam cinto.

Estradas – Qual o total de feridos?

PRF-SC 01 (uma passageira do ônibus). Demais 42 passageiros ilesos.

Estradas – Há indícios de que o condutor do ônibus tenha dormido ao volante?

PRF-SCSim, pois não há marcas de frenagem e nenhum outro indício que o motorista do ônibus tenha tido alguma reação brusca.

ADEUS AO AMIGO: Gerson Andreghetti (centro), expressou seus sentimentos ao sócio e amigo, Magnus Zarembski (à esq.), numa rede social. “A gente sempre vai lembrar do amigo e companheiro incrível que você foi e sempre será”, escreveu. Foto: Reprodução/Rede Social

Familiares e amigos

Nas redes sociais, parentes e amigos expressaram seus sentimentos com mensagens de pesar.

Perder um irmão é como perder um pedaço do próprio coração. Que Deus te receba de braços abertos te amo eternamente“, escreveu Marisa Zarembski.

O amigo e sócio da empresa RGA Santa Rosa Turismo, Gerson Andreghetti, também deixou sua mensagem ao amigo: “A gente sempre vai lembrar do amigo e companheiro incrível que você foi e sempre será.”

Magnus era natural de Porto Vera Cruz (RS) e residia, atualmente, em Santa Rosa (RS). Os horários de velório e sepultamento não foram informados.

TRISTEZA: Magnus Zarembski, à direita com a bandeira do Brasil – numa de suas viagens – era um dos sócios da RGA Santa Rosa Turismo Ltda., desde 2018. Foto: Reprodução/Redes Sociais

(*) Matéria atualizada às 17h de 14/02/23 com as respostas da PRF-SC