Mulheres conquistam destaque profissional em área que eram exclusivas dos homens
SUPERAÇÃO: Mulheres conquistam destaque profissional em área que eram exclusivas dos homens. É o caso de Jaqueline Silva (foto), na RV Ímola. Foto: Divulgação

No Dia das Mães, celebrado no próximo domingo (12), o Estradas conversou com mães, que se desdobram e se destacam em suas profissões

Insegurança. Esse foi o sentimento de Jaqueline Silva, 32 anos, durante sua gravidez, em 2023, na espera de seu primeiro filho. Jaqueline não nega não nega que tinha esse sentimento ao pensar no retorno ao trabalho após a licença maternidade. “Minha percepção era de que as mulheres seriam demitidas após esse período”, confidenciou.

No entanto, a história dela foi diferente: ela não apenas permaneceu no emprego, na RV Ímola, empresa de logística de saúde, como foi remanejada para outro setor, onde pôde conciliar melhor seus horários como colaboradora e mãe.

Do operacional, Jaqueline passou para o setor de compras e hoje, três anos depois, foi promovida ao cargo de supervisora. “Tive certeza de que a empresa prioriza as competências profissionais”, observa Jaqueline, mãe de Gabriel, que fica na creche em período integral, enquanto Jaqueline e o marido trabalham.

De acordo com a diretora Administrativa da RV Ímola, em Guarulhos (SP), Patrícia Moreni, a RV Ímola possibilita a troca de setor ou horários para acomodar melhor a rotina da mãe, com o objetivo de atender aos interesses da maternidade responsável. “Na licença-maternidade, a colaboradora pode optar por uni-la com as férias, o que lhe possibilita ficar cinco meses com o bebê, além de usufruir da licença amamentação. Entendemos também a necessidade de acompanhamento de seu filho ao médico e os cuidados necessários aos filhos, facilitando a saída da mãe para tais finalidades”, explica a diretora.

Além da satisfação em ser mãe, Jaqueline se viu à frente de novos desafios com a mudança de setor. “Essa mudança foi bem desafiadora em minha vida, pois, ao mesmo tempo que estava me adaptando a maternidade, me encontrava em uma área nova com grandes desafios no trabalho”, lembra.

Jaqueline diz que essa ideia de que apenas homens podem ocupar posições na logística é algo que vem diminuindo. “As mulheres têm conquistado cada vez mais cargos de destaque, e não apenas na chefia da empresa, como também nas áreas operacionais”, frisa.

O pensamento de Jaqueline divide-se entre o trabalho e o filho: “Como acabamos ficando muito tempo longe um do outro, quando estamos juntos tento dispor de tempo de qualidade com ele, reforçando os vínculos e criando memórias. Não abro mão das refeições em família, fim de semana dedicado à diversão, e apresentações da escola”, conta.

Mulheres conquistam destaque profissional em área que eram exclusivas dos homens
SATISFAÇÃO: Hoje, com 3 anos, o filho de Jaqueline representa vitória e satisfação em sua vida pessoal e profissional. . Foto: Divulgação

Um dos objetivos da RV Ímola, é aumentar o número de mulheres em suas operações. “Não só aumentar a contratação de mulheres, mas também tornar o ambiente mais seguro e receptivo. Quanto ao Dia das Mães, a empresa planeja ações em todas as unidades, dentro e fora de São Paulo. É importante que nossas mães se sintam prestigiadas, pois sabemos o esforço físico, mental e emocional de realizar inúmeras atividades ao longo da jornada”, diz Patrícia.

Saúde

Outra mulher que se desdobra para desempenhar o papel de mãe e de profissional na área da Saúde é a dentista Mônica Silva, de 44 anos, mãe de Luiz Fernando, de 15 anos. De segunda a sexta-feira, ela acorda às 6h, prepara o café da manhã e depois leva o filho à escola, na região do Grande ABCD, em São Paulo. “Ainda não fico sossegada em deixá-lo ir sozinho“, diz.

Mulheres conquistam destaque profissional em área que eram exclusivas dos homens
VIDA CORRIDA: O dia a dia da dra. Mônica Silva é bastante corrido. Ela atnde em seu consultório de segunda a sábado. Foto: Arquivo Pessoal

Bióloga há 20 anos, e formada em Odontologia há 4 anos, a doutora Mônica ama o que faz, e tem prazer em ser mãe. “Sempre foi meu sonho ser mãe. Sinto uma grande realização e responsabilidade. Mas Deus tem me ajudado muito. Consigo conciliar minha atividade como dentista e como mãe”, disse.

Mesmo com uma agenda lotada em seu consultório, de segunda a sábado, a doutora Mônica encontra tempo para ajudar o filho em algumas lições de casa e para levá-lo na escola. “Disso, não abro mão! Faço tudo por ele. Nem acredito que meu ‘filhinho’ já tem 15 anos“, diz, entusiasmada.

Mulheres conquistam destaque profissional em área que eram exclusivas dos homens
FILHINHO: A dentista Mônica Silva ainda leva seu ‘filhinho’ todos os dias até o portão do colégio. “Não deixo ele ir sozinho de jeito nenhum”. Foto: Arquivo pessoal

Hotelaria e Turismo

Além desses setores já mencionados, a trajetória das mulheres tem sido marcada por numerosas conquistas. É o caso de Ana Helena Lacerda Malheiros, que comanda o primeiro é único hotel da marca Westin na América do Sul: o Westin Porto de Galinhas.

Como diretora Executiva, Ana Helena, casada e mãe de um filho, que já está casado, iniciou sua carreira profissional no Recife (PE). Ao longo da sua trajetória, ela implementou um hotel executivo na capital do Estado, no qual desempenhou uma gestão de mais de uma década com grande sucesso.

Após alguns anos, ao lado do marido Eduardo Malheiros, lançou o Porto de Galinhas Resort & Spa, que atualmente se chama Westin Porto de Galinhas. O fato de ser mãe não a impediu de trilhar sua carreira no setor de hotelaria – sua grande paixão.

Atualmente, o hotel destaca-se como o primeiro resort de luxo all inclusive do mundo e o primeiro da marca Westin no Brasil. “Trata-se de um novo nível de hotelaria distinta e personalizada no Brasil”, explica Ana Helena.

Mulheres conquistam destaque profissional em área que eram exclusivas dos homens
TALENTO NATO: A pernambucana Ana Helena é mãe, empresária de sucesso e comanda o hotel de luxo Westin Porto de Galinhas, em Pernambuco. Foto: Divulgação

No cargo de diretora Executiva do Westin Porto de Galinhas, Ana Helena acumula as mais variadas funções, entre elas elaborar o plano estratégico, cuidar da imagem corporativa do resort, criar o posicionamento comercial e ainda supervisionar detalhes operacionais da marca. “Minha função é facilitar, capacitar e ampliar os funcionários”, diz.

Comunicação

Outra mulher e mãe que se destaca em sua trajetória profissional é a jornalista Sílvia Melo, CEO do Conexidades, Presidente Executiva da União dos Vereadores do Estado de São Paulo (Uvesp) e editora do Jornal do Interior.

Casada e mãe de um filho, ela ocupa essa posição atual há 5 anos, mas sua trajetória profissional começou há mais de 30 anos. “Ao longo desses anos, pude ter a satisfação de ser mãe e realizar meu sonho profissional”, diz a CEO.

Mulheres conquistam destaque profissional em área que eram exclusivas dos homens
SUCESSO: A jornalista Sílvia Melo, mãe de um filho – casado – está há 5 anos como CEO do Conexidades. Foto: Divulgação

Sílvia é responsável pelo desenvolvimento do Conexidades, um encontro de agentes públicos e privados que já está em sua sétima edição debatendo temas de grande relevância como Turismo, Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Políticas Públicas, Mulheres na Política e Economia, entre outros.

O portal Estradas aproveita para desejar às mães de todo o Brasil um feliz Dias das Mães!