
Previsão é da Agência Reguladora de Transporte de São Paulo (Artesp), que monitora as condições de tráfego em tempo real nas rodovias estaduais concedidas
Nestas festas de fim de ano (Natal e Ano Novo), aproximadamente 41 milhões de veículos devem circular nas estradas concedidas do Estado de São Paulo, de acordo com a previsão das concessionárias, sendo cerca de 21 milhões, entre os dias 23 e 29 de dezembro e aproximadamente 20 milhões, no período de 30 de dezembro a 5 de janeiro de 2026.
Diante desse cenário, as concessionárias estão prontas para receber os usuários, graças ao Planejamento Operacional Especial (POE), que vai ser colocado em ação em capacidade plena ao longo de todo o período.
As equipes do Serviço de Atendimento ao Usuário, Centros de Controle Operacional (CCO) e Praças de Pedágio atuarão reforçadas, com possibilidade de incremento de efetivo conforme a necessidade.
No Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI), haverá aumento de recursos operacionais, como guinchos e equipes de inspeção de tráfego, além da possibilidade de operações especiais de reversão de pistas na Serra, como os esquemas 7×3 e 2×8, de acordo com a demanda. Já a Rodovia dos Tamoios manterá o esquema padrão com duas faixas para subida e duas para descida. Outras rodovias de acesso ao litoral, como a SP-055 e a SP-098, também poderão contar com operações especiais para melhoria da fluidez.
Principais volumes previstos
Entre os corredores com maior fluxo esperado, destacam-se os sistemas administrados pela concessionária do Sistema Anhanguera-Bandeirantes (SAB), que projeta mais de 6 milhões de veículos somados entre Natal e Ano Novo, o Rodoanel Oeste, que deve receber cerca de 2,8 milhões e o Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI), que pode ultrapassar 2,2 milhões. Também são esperados volumes expressivos em rodovias operadas por Ecopistas, SPMar, Raposo Castello e EixoSP.

Operação e segurança
O monitoramento das rodovias será realizado 24 horas por dia, de forma integrada com a Polícia Militar Rodoviária, por meio de câmeras, sistemas de detecção automática de incidentes, painéis de mensagens variáveis (PMVs), telefones de emergência, aplicativos e redes sociais. Viaturas operacionais serão posicionadas em locais estratégicos, ampliando a agilidade no atendimento e a sensação de segurança do usuário.
As Praças de Pedágio operarão com capacidade total e poderão contar com reforço operacional, abertura de cabines adicionais e uso de papa-filas nos horários de pico. O tráfego de cargas especiais também será restrito conforme o volume de veículos, em alinhamento com o DER-SP e a Polícia Militar Rodoviária.
Conforto ao usuário
Os Postos de Atendimento ao Usuário e as Áreas de Descanso para Caminhoneiros permanecerão abertos durante todo o período, oferecendo estrutura completa, como banheiros, bebedouros e áreas de descanso, seguindo os protocolos sanitários vigentes.
Ao longo dos feriados, as concessionárias também farão divulgação constante das condições de tráfego por meio de seus canais oficiais, rádios locais, sites e redes sociais, além do envio de informações ao Centro de Controle Multimodal da ARTESP, garantindo transparência e apoio ao planejamento da viagem dos motoristas.
Pedágio free flow (Siga Fácil)
Nos trechos com o sistema Siga Fácil, também conhecido como free flow, o pagamento pode ser realizado automaticamente por tag ou, para quem não utiliza o dispositivo, por meio da leitura da placa. O usuário tem até 30 dias para efetuar o pagamento, disponível pela plataforma Siga Fácil ou pelos canais digitais das concessionárias. O não pagamento dentro do prazo constitui infração de trânsito, conforme resolução federal do Contran. Mais informações no site: https://www.sigafacil.sp.gov.br/




