Campos – Um revolucionário Plano Urbanístico foi projetado para Campos em 1944. Ele previa a construção de duas perimetrais, uma interna e outra externa, com o objetivo de retirar o tráfego de produção de dentro da área urbana. As perimetrais, pensadas há mais de 60 anos, seriam a resposta para um problema que se agrava em Campos a cada dia: o caos no trânsito, com vias radiais, de pequena distância e saturadas, sem a adoção de canais alternativos de escoamento do tráfego. O que é antigo pode nascer, agora, de uma discussão nova: representantes da Prefeitura asseguram que o Plano Viário ganha forma a partir da aprovação do Plano Diretor.

A perimetral interna ligará o trevo de entrada da cidade, na BR 101, até a avenida Alberto Lamego, em frente à Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf). Para isso, a avenida Arthur Bernardes será prolongada, retirando da avenida 28 de Março o tráfego pesado.

A obra já começou no trecho entre a as avenidas José Alves de Azevedo e Visconde do Rio Branco. Uma ponte sobre o canal Campos-Macaé também será construída nessa etapa.

— É um Plano Viário antigo, mas que vamos realizar agora. Já havia naquele tempo a preocupação com os caminhões de escoamento da produção de cana e cerâmica, que passavam pelas ruas do Centro. O projeto nunca saiu do papel, mas é algo que sempre precisou ser feito — considera o presidente da Empresa Municipal de Transportes (Emut), Ronaldo Linhares, em resposta ao público na primeira audiência do Plano Diretor, que questionou as medidas previstas para organização do trânsito de Campos.

Da conexão com a Arthur Bernardes, a obra passará para o segundo ato, que compreende o trecho entre a Beira-Valão e a 28 de Março, para então partir até o trevo localizado em frente à Uenf.

Batizada de Via Livre Arthur Bernardes, a licitação do primeiro trecho, em construção, foi vencida pelo Consórcio Empresarial Imbé/Mecanorte e a obra está orçada em R$ 24 milhões.

A perimetral externa ainda não tem data para início das obras e nem entrou em processo licitatório, mas, de acordo com o projeto, ela terá início na altura do Shopping Estrada e passará pela avenida Nossa Senhora do Carmo, no Parque Aurora, e desembocará no trevo da Penha.

— Essa fará a conexão de quem vem da BR 101 e vai para a Baixada Campista ou para o município de São João da Barra. Assim como a via expressa interna, ela vai desafogar bastante o trânsito aqui — explica Ronaldo Linhares.