De acordo com a NovaDutra, além de perigoso, utilizar o acostamento como faixa de tráfego ou ultrapassagem é infração gravíssima
Com o objetivo de conscientizar os motoristas, a concessionária NovaDutra inicia neste mês a campanha de orientação sobre o uso correto do acostamento. Entre as ações, haverá a distribuição de folhetos da campanha ‘Dirija com Responsa’, que contém dicas de segurança, divulgação de mensagens educativas nos Painéis de Mensagens Variáveis (PMVs) e veiculação de dicas de segurança na programação da CCRFM 107,5.
Dados da empresa revelam que, entre 1º janeiro e 30 de setembro deste ano, foram registrados 466 acidentes relacionados à parada no acostamento e seis atropelamentos. No mesmo período de 2019, foram 651 acidentes e oito atropelamentos. Mesmo com a queda nos números, a campanha busca orientar sobre os riscos da utilização indevida da faixa de emergência.
Infração
De acordo com a concessionária, utilizar o acostamento como faixa de tráfego ou para realizar ultrapassagens é infração gravíssima, de acordo com o CTB, e conta sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do condutor.
Transitar e ultrapassar pelo acostamento, além de perigoso pode custar caro para o motorista:
- transitar pelo acostamento: infração gravíssima, multa de R$ 880,41 e 7 pontos;
- ultrapassar pelo acostamento: infração gravíssima, multa de R$ 1.467,35 e 7 pontos;
Dicas de segurança:
Se precisar parar no acostamento:
• Sinalize o local: ligue o pisca-alerta e posicione o triângulo;
• Desocupe o veículo, deixando todos os ocupantes distantes da rodovia. Dê atenção especial às crianças e aos animais de estimação.
O uso do acostamento é permitido apenas:
• Em casos de emergência, como problemas mecânicos e socorro médico.
O que você não deve fazer no acostamento:
• Nunca trafegue pelo acostamento;
• Nunca ultrapasse pelo acostamento;
• Não utilize o acostamento como ponto de encontro ou banheiro; procure sempre um posto de serviços.