
De acordo cm a concessionária ViaCosteira, responsável pela rodovia, obras de estabilização nos taludes evitam possíveis quedas
Aumentar a ainda mais a segurança dos usuários da BR-101 Sul, em Santa Catarina, é o objetivo das obras preventivas que estão sendo realizadas pela concessionária ViaCosteira, responsável pela rodovia.
De acordo com a empresa, no início deste ano, foram feitos serviços de recuperação e estabilização de taludes em seis municípios, a saber:
- km 259, 260 e 260,6 – em Paulo Lopes
- km 282,7 – em Imbituba
- km 314 e 315 – em Laguna
- km 337 – em Tubarão
- km 349 – em Jaguaruna
- km 428,7 – em Sombrio
Segundo a empresa, as ações tiveram início através do monitoramento constante e periódico dessas estruturas, a fim de estudar as melhores alternativas possíveis de intervenção, aliando, acima de tudo, segurança, qualidade e agilidade.
Nos locais, foram instaladas telas de alta resistência chumbadas no terreno, o que permite o controle da queda dos blocos e fragmentos de rocha. Além disso, as equipes da concessionária implantaram contenções do tipo muro gabião, que são ‘gaiolas’ metálicas formadas por malhas hexagonais de fios de aço galvanizados com o intuito de aumentar a resistência perante as condições climáticas sem oxidar.
Segundo a concessionária, outra ação adotada foi o enrocamento de rochas, conjunto de grandes pedras ou blocos de concreto que serve como uma espécie de amortecedor e que protege o talude contra erosões.
Além disso, foram realizadas melhorias nos sistema de drenagem, como aumento da capacidade, além das ações permanentes de conservação que garantem a limpeza e desobstrução dos mesmos.
No total foram utilizados mais de 4mil m³ de enrocamento de pedra, implantados 235 metros de muro gabião, 180m³ de concreto projetado, além da instalação de 237 chumbadores variando entre 2 e 8 metros de comprimento. Ainda foram implantados quase 1,6 mil m² de tela metálica.

Características dos taludes
Talude é a denominação que se dá a qualquer superfície inclinada de um maciço de solo ou rocha. Ele pode ser natural, chamado de encosta, ou construído pelo homem, como os aterros e cortes.
A principal característica das superfícies dos taludes recuperados na BR-101 Sul/SC é que são rochosas e terrosas. Por isso, podem ocasionar desprendimentos de fragmentos ou blocos, bem como o deslizamento de terra, resultando, eventualmente, em interdições da via. Mais informações no site da ViaCosteira ou pelo telefone 0800 255 55 50.
Comentários encerrados