ESTÁGIO AVANÇADO: Duas importantes obras viárias em andamento no Paraná estão em fase adiantada: a construção da segunda ponte Brasil-Paraguai, entre Foz do Iguaçu (PR) e a cidade paraguaia de Presidente Franco, e a pavimentação da BR-487, conhecida como Estrada da Boiadeira, que liga Porto Camargo a Serra dos Dourados. Fotos: Divulgação/DNIT

De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), os empreendimentos são fruto da união de esforços do DNIT com a usina hidrelétrica Itaipu Binacional e o Governo do Paraná

Duas importantes obras viárias em andamento no Paraná estão em fase adiantada: a construção da segunda ponte Brasil-Paraguai, entre Foz do Iguaçu (PR) e a cidade paraguaia de Presidente Franco, e a pavimentação da BR-487, conhecida como Estrada da Boiadeira, que liga Porto Camargo a Serra dos Dourados.

De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), os empreendimentos são fruto da união de esforços do Dnit com a usina hidrelétrica Itaipu Binacional e o Governo do Paraná. Cabe ao Dnit supervisionar os trabalhos e a competência técnica para aprovar os projetos.

Segundo a Autarquia, as obras de construção da segunda ponte entre os países, construída sobre o rio Paraná, seguem dentro do cronograma planejado, com quase 90% de execução. A nova estrutura terá 760 metros de comprimento e um vão-livre de 470 metros – o maior da América do Sul. Serão duas pistas simples com 3,6 metros de largura, acostamento de 3 metros e calçada de 1,7 metro nas laterais.

Ainda de acordo com o Dnit, o investimento na ponte, com recursos da empresa Itaipu Binacional, considera obras da estrutura, desapropriações e a construção de uma perimetral no lado brasileiro. A previsão é que o empreendimento seja concluído até o fim deste ano.

Segunda Ponte

Com a construção da segunda ponte sobre o rio Paraná, a Ponte da Amizade, construída em 1965, será destinada para o tráfego de veículos de passeio. Os usuários da nova ponte serão beneficiados com a redução do tempo de viagens e o tráfego mais seguro entre as cidades.

DESENVOLVIMENTO: a segunda ponte Brasil-Paraguai também será mais um estímulo ao desenvolvimento da região de Porto Meira, em Foz do Iguaçu, e da cidade de Presidente Franco, no Paraguai.

A segunda ponte Brasil-Paraguai também será mais um estímulo ao desenvolvimento da região de Porto Meira, em Foz do Iguaçu, e da cidade de Presidente Franco, no Paraguai. Além disso, será um incentivo para a geração de novos empregos, fortalecerá a integração, facilitará a logística de cargas e aliviará o trânsito na Ponte da Amizade.

O novo empreendimento também visa incentivar investimentos em obras para transporte multimodal otimizando o escoamento da produção e a articulação produtiva dessa região, uma rota de grande importância para a América Latina, envolvendo Paraná, Mato Grosso do Sul, Paraguai, Bolívia e Argentina.

Estrada da Boiadeira

A parceria com a usina hidrelétrica Itaipu Binacional e o Governo do Paraná também promove a pavimentação da BR-487 (Lote 1A), a chamada Estrada da Boiadeira, que liga Porto Camargo à Serra dos Dourados. Com extensão de 46 quilômetros, a obra compreende a readequação do pavimento entre Porto Camargo e Icaraíma e a pavimentação da rodovia entre Icaraíma e Serra dos Dourados, incluindo a implantação do Contorno de Icaraíma e do Contorno de Santa Eliza. O investimento no empreendimento chega a R$ 223,8 milhões.

Com informações da Ascom do Dnit

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