PERIMETRAL: Obras de implantação da via perimetral de Itatiba, no interior paulista chegam na fase final e devem ficar prontas até o fim deste mês, garante o governo paulista. Foto: Divulgação

De acordo com a Agência Reguladora de Transporte de São Paulo (Artesp), investimento total é de R$ 145,9 milhões. Serviços incluem a complementação de obras de arte especiais, sinalização, além de elementos de segurança

As obras de implantação da via perimetral de Itatiba, no interior paulista chegam na fase final. Nessa segunda-feira (10), equipes do governo paulista e representantes da concessionária Rota das Bandeiras, responsável pelas obras, visitaram os serviços, que correspondem à primeira etapa da obra, do Km 0 até o Km 5+960, com previsão de conclusão para este mês.

De acordo com a empresa, para implantação desse trecho, foi necessária a execução de quatros obras de artes especiais, um muro de contenção, implantação de sinalização e elementos de segurança. Outros dois acessos para balanças móveis, no Km 0+800 (pista Oeste) e no Km 1,5 (pista Leste), e um posto SAU no Km 1+900 também serão instalados nessa etapa dos trabalhos.

Itatiba

Essa primeira parte da intervenção será complementada pelo segundo trecho, entre os Km 5+960 e 8+200, a ser iniciado nos próximos meses, com previsão de conclusão em 12 meses. Ambos os trechos estão em Itatiba e recebem trabalhos de complementação de obra de arte, sinalização, acostamento, refúgio e elementos de segurança.

Segundo o cronograma, juntos, os trechos compreendem 8,2 quilômetros de novas pistas, promovendo a interligação da Rodovia Engenheiro Constâncio Cintra (SP-360) com a Rodovia Romildo Prado (SP-063) e a Rodovia Luciano Consoline (também SP-063).

Os segmentos receberão, no total, investimentos de cerca de R$ 145,9 milhões, com a geração de mais de 900 novos postos de trabalho. As obras estão sendo feitas no âmbito do programa de concessões rodoviárias do governo paulista, regulado pela Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), e estão sendo executadas pela concessionária Rota das Bandeiras, responsável pela administração do trecho concedido.

BENEFÍCIOS: Segundo a concessionária, a obra irá retirar o tráfego rodoviário de Itatiba, o que irá melhorar a qualidade de vida da população, reduzir ruídos e emissão de poluentes, ampliar a malha rodoviária estadual, além de melhorar mobilidade e segurança viária, trazendo ganhos logísticos.

Corredor logístico de suma importância

Segundo a concessionária, a obra irá retirar o tráfego rodoviário para fora da zona urbana do município, o que irá melhorar a qualidade de vida da população, reduzir ruídos e emissão de poluentes, ampliar a malha rodoviária estadual, além de melhorar mobilidade e segurança viária, trazendo ganhos logísticos para escoamento da produção local.

Ainda de acordo com a empresa, a via perimetral é uma importante obra para o município de Itatiba e região, pois irá proporcionar vantagens ao setor logístico, facilitando o escoamento da produção de Itatiba e de municípios vizinhos, já que o tráfego rodoviário será desviado da área urbana para a nova ligação do corredor formado pela Dom Pedro I (SP-065) e pelo Sistema Anhanguera-Bandeirantes (SAB).

Além disso, o projeto irá beneficiar também, as populações de Jundiaí, Louveira e Bragança Paulista, que juntas somam mais de 774 mil habitantes.

9 COMENTÁRIOS

  1. Moro em Jundiaí, trabalho em Atibaia, uso várias vias, uso Dom Gabriel, Anhanguera, Romildo e as vezes Constâncio, e por fim Dom Pedro, falta apenas a Perimetral. Quando farão a entrega para nós usuários. Está uma loucura entrar dentro da cidade de Itatiba.

  2. Moro em Jundiaí, trabalho em Atibaia, uso várias vias, uso Dom Gabriel, Anhanguera, Romildo e as vezes Constâncio, e por fim Do Pedro, falta apenas a Perimetral. Quando farão a gente entrega. Está uma loucura entrar dentro da cidade de Itatiba.

  3. Muito se fala nessa obra. Muitas vezes citam “entrega” de fases. Nunca a informação é clara e como interessa à cidade, à população: quando será liberada para uso, a partir do trevo de Louveira, até a Rod D. Pedro? Quando? Só falam em previsão, previsão de trecho…..nunca a previsão da liberação para uso. Quantos “dedos” para se falar de uma obra com tão poucos quilômetros e que jamais termina.

  4. Até que enfim, algum andamento no trecho, para tirar o trânsito pesado na cidade de Itatiba e também e diminuir o estragos no asfalto do acesso à cidade!!!

  5. pois *irá vantagens* ao setor logístico, facilitando o escoamento
    Faltou alguma letra???????

    • Prezada Sonia, bom dia!

      Obrigado por prestigiar o Portal Estradas, bem como pela observação valiosa. Já fizemos a correção.

      Atenciosamente,
      Equipes Estradas

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