MAIS SEGURANÇA: Serão concluídas nos próximos 30 dias as obras de recuperação da MG-311, entre Pescador (MG) e o entroncamento com a BR-116, próximo a Campanário, no Vale do Mucuri, em Minas Gerais. Foto: Divulgação/DER-MG

De acordo com o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), trecho beneficiado fica entre Pescador e o entroncamento com a BR-116, próximo a Campanário

Serão concluídas nos próximos 30 dias as obras de recuperação da rodovia MG-311, entre Pescador (MG) e o entroncamento com a BR-116, próximo a Campanário, no Vale do Mucuri, em Minas Gerais, de acordo com o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG).

Ainda de acordo com o DER, os serviços fazem parte do programa Provias, e compreende 21 quilômetros de extensão. Além do pavimento novo, os trabalhos incluem sinalização totalmente revitalizada. O Governo de Minas está investindo cerca de R$ 16,3 milhões na recuperação funcional do trecho.

A obra que começou em junho deste ano, tinha a previsão de ser concluída em 12 meses, porém o ritmo dos trabalhos foi tão intenso que esperamos finalizar na metade do prazo. Já estávamos com 100% do pavimento recuperado, com 80% das novas placas de sinalização fixada, 90% das faixas horizontais das pistas pintadas, assim como os dispositivos de drenagem”, explica o diretor-geral do DER-MG, Rodrigo Tavares.

Segundo o coordenador Regional do DER-MG em Governador Valadares, João Filipe Gonçalves, a MG-311, é a principal ligação entre as rodovias BR-116 e a MGC-381. O trecho recebe um volume médio de 5.000 veículos por dia, uma vez que diminui em cerca de 90 km a distância entre o Vale do Mucuri e o norte do estado Espírito Santo.

Recuperação

A recuperação funcional de rodovias tem como objetivo restabelecer as condições iniciais do pavimento, recuperando assim suas funcionalidades. Trata-se de uma manutenção preventiva, feita antes de ocorrer o desgaste total, adiando a necessidade da realização de restauração.

O serviço é realizado em três etapas, a começar com o tapa-buraco e remendos profundos, dependendo do caso, além do reperfilamento ou fresagem (colocação de uma nova camada de asfalto para nivelar e corrigir) do pavimento.

Em seguida, é aplicada uma camada de revestimento asfáltico. O revestimento asfáltico é a camada superior destinada a resistir diretamente às ações do tráfego e transmiti-las de forma atenuada às camadas inferiores, impermeabilizando o pavimento, além de melhorar as condições de rolamento.

A obra é finalizada com a pintura da sinalização horizontal, implantação de tachas refletivas no eixo e bordos, além da revisão da sinalização vertical com colocação de novas placas e o reestabelecimento dos dispositivos de drenagem.

Provias

As ações do Provias se dividem em dois eixos:

  • Recuperação funcional, com objetivo de promover melhorias no pavimento das estradas em estado de conservação precário
  • Pavimentação e construção de pontes, com foco em viabilizar novas ligações entre importantes regiões de Minas Gerais

Ao todo, serão mais de 1.700 quilômetros de rodovias restauradas e mais de 800 pavimentados.

Os recursos para as obras são oriundos do Termo de Reparação assinado com a Vale em decorrência do rompimento da barragem de Brumadinho, do Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC) firmado entre o Governo de Minas e a Fundação Renova, além de convênios e emendas parlamentares estaduais e federais, parcerias com empresas e convênios com prefeituras.

1 COMENTÁRIO

  1. Precisou morrer mais de 250 vidas em BRUMADINHO pra que o governo de Minas realmente investisse em melhorias das estradas,

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