Obras de pavimentação da AMG-4030 avançam no Vale do Aço
VALE DO AÇO: Obras de pavimentação da AMG-4030 avançam no Vale do Aço. Foto: Divulgação/DER-MG

De acordo com o DER de Minas, estão sendo investidos cerca de R$26 milhões

As obras de implantação, pavimentação e recuperação viária nos 14,7 quilômetros da AMG-4030, entre Marliéria (MG) e o Parque Estadual do Rio Doce, estão avançando no colar metropolitano do Vale do Aço.

Segundo o DER de Minas, os serviços, que já atingiram uma evolução física de 15%, fazem parte do programa Provias. O investimento é da ordem de R$26 milhões.

Mesmo com o período de ocorrência de chuvas, as equipes do DER vêm conseguindo evoluir com essa obra, aproveitando os momentos de estiagem. É o que nos é permitido fazer, sempre pensando na segurança do trabalhador. A partir de março vamos intensificar ainda mais os trabalhos”, explica o diretor-geral do DER-MG, Rodrigo Tavares.

Junto com a LMG-760, a AMG-4030 vai impulsionar a economia e aumentar a visitação ao Parque Estadual do Rio Doce, que reúne atrativos para o turismo ecológico e de aventuras. Além de conectar à rodovia Fernão Dias (BR-381) com a BR-262, por meio da LMG-760, acesso importante para a Zona da Mata.

Iniciada em setembro de 2023, a obra é dividida em dois segmentos: do km 0 ao 7+500 é realizada a implantação e pavimentação; já entre os km 7+501 e 14+700 é feita a recuperação do trecho já pavimentado.

As melhorias começaram pelo trecho não pavimentado, onde equipes do DER continuam a executar os serviços de terraplenagem e estabilização de talude.

Parque

O Parque Estadual do Rio Doce é um dos principais atrativos responsáveis pelo desenvolvimento do turismo rural e ecológico local.

A presença da unidade ecológica, fortalecida pelo funcionamento de pousadas, propriedades rurais e áreas de camping, é uma das principais fontes de renda de Marliéria, ao lado da agropecuária.

Provias

Considerado o maior programa de recuperação e pavimentação rodoviária da última década, o Provias tem como objetivo reverter a situação precária em que se encontram muitas rodovias mineiras devido ao baixo investimento realizado por gestões anteriores na manutenção das estradas.

O programa conta com R$ 2,5bilhões em investimentos, que estão sendo aplicados em 124 intervenções em rodovias de Norte a Sul do estado.

O Provias se divide em dois eixos: recuperação funcional, com objetivo de promover melhorias no pavimento das estradas em pior estado de conservação; e pavimentação e construção de pontes, com foco em viabilizar novas ligações entre importantes regiões de Minas Gerais.

Dos recursos destinados ao Provias, R$ 1,4bilhão é originado do Acordo Judicial com o objetivo de reparar danos decorrentes do desastre de Brumadinho, que tirou 272 vidas e gerou uma série de impactos sociais, ambientais e econômicos na bacia do Rio Paraopeba e em todo o estado de Minas Gerais.

Além disso, cerca de R$120 milhões têm origem no Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC) firmado entre o Governo de Minas e a Fundação Renova.

O restante é fruto de convênios e emendas parlamentares estaduais e federais, parcerias com empresas e convênios com prefeituras.

O programa tem potencial de adicionar ao Produto Interno Bruto (PIB) mineiro o montante de R$ 1,3 bilhão e aumentar a arrecadação com impostos indiretos em cerca de R$ 225 milhões.