Comitiva do Governo do Estado percorreu os 21,5 quilômetros de duplicação da rodovia, na Região Metropolitana
Uma semana depois do reinício da duplicação da ERS-118, o governador Eduardo Leite foi vistoriar as obras de perto. A retomada do trabalho nos três lotes ocorreu graças à liberação, no fim de junho, de R$ 131 milhões pelo governo por meio de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
De acordo com o governo gaúcho, até agora, 70% das obras iniciadas no ano de 2006 estão concluídas. Com os recursos anunciados, há condições de concluir a duplicação até dezembro de 2020. “Por muito tempo, o problema foi falta de dinheiro e intermitência nos pagamentos. Agora, todo o recurso está assegurado e segue o fluxo normal de uma obra complexa, por se tratar de uma área urbana. A população pode ter a tranquilidade de que até o final do próximo ano essa obra fundamental para a Região Metropolitana estará concluída”, afirmou Leite.
Visita
Acompanhado do vice-governador Ranolfo Vieira Júnior, dos secretários de Logística e Transportes, Juvir Costella, e de Planejamento, Orçamento e Gestão, Leany Lemos e do diretor-geral do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER), Sívori Sarti – órgão responsável pela execução dos trabalhos – o governador percorreu os 21 quilômetros da obra, de Sapucaia do Sul a Gravataí. Ao longo do trajeto, parou em três pontos para verificar a situação.
“É muito importante para o DAER voltar a trabalhar na duplicação da ERS-118”, afirma Sívori. “Com a disponibilidade de recursos podemos dar andamento aos serviços em todos os trechos, e contribuir para dar um relevante passo para a conclusão da obra”.
Considerada prioridade pelo governo do Estado, a duplicação da ERS-118 é fundamental para desafogar os problemas de tráfego na Região Metropolitana, trazer mais segurança aos usuários e, consequentemente, alavancar o desenvolvimento. “Essa obra é sinônimo de emprego, renda e mais qualidade de vida”, resumiu o secretário Costella.
Situação de cada lote
Duplicação e restauração km 11 ao 21,5 (lote 1 – Construtora Sultepa)
– Da pista nova (de duplicação), 90% dos serviços foram executados, faltando apenas concluir os acessos aos viadutos Rondon e sobre a ERS-020
– Em relação à recuperação da pista antiga, 55% das atividades foram realizadas
– Nas ruas laterais, 75% das obras estão executadas
Duplicação e restauração km 5 ao 11 (lote 2 – Construtora Sultepa)
– Estão concluídas 88% das obras do contrato
– Da pista de duplicação, 85% dos serviços foram executados
– Das ruas laterais, 90% dos serviços estão finalizados
– Falta concluir os acessos à transposição do poliduto da Transpetro.
Duplicação e restauração km 0 ao 5 (lote 3 – Construtora Toniolo Busnello)
– Aproximadamente 50% concluída
– A pista de duplicação está com 45% dos serviços realizados
– A restauração da pista antiga ainda não havia iniciado para não prejudicar o tráfego de veículos
– As ruas laterais estão com 25% dos trabalhos executados
Pontes e viadutos
No total, a duplicação da ERS-118 tem oito contratos referentes a pontes e viadutos, sendo que cinco estão com as obras concluídas. A situação de cada é a seguinte:
– Viaduto na avenida Frederico Ritter, em Cachoeirinha: inaugurado em dezembro de 2017
– Viaduto sobre a avenida Itacolomi (km 18,2, em Gravataí): inaugurado em novembro de 2018
– Viaduto sobre a avenida Marechal Cândido Rondon (km 12,7, no limite entre Gravataí e Sapucaia do Sul): obra concluída
– Elevação viaduto sobre a ERS-020 (km 16, em Gravataí): obra concluída
– Transposição do poliduto da Transpetro (km 9, em Sapucaia do Sul): obra concluída
– Viaduto sobre a avenida Theodomiro Porto da Fonseca (km 3,2 ao 3,4, em Sapucaia do Sul): 65% executado
– Pontes sobre o Arroio Sapucaia (Sapucaia do Sul): 70% executadas
– Viaduto sobre a linha do Trensurb (km 1, em Sapucaia do Sul): 30% executado, na fase de instalação dos pilares e fundações