COLISÃO: Ônibus da Viação Novo Horizonte bate em caminhão e deixa quatro pessoas feridas, na BR-060, em Anápolis (GO). Foto: Divulgação

De acordo com o Corpo de Bombeiros (CB), ocorrência foi registrada na madrugada desta quarta-feira (15). Ônibus é da Viação Novo Horizonte. Caminhoneiro não se feriu

Um acidente ((sinistro) no km 83 da BR-060, na madrugada desta quarta-feira (15), em Anápolis (GO), envolvendo um ônibus da Viação Novo Horizonte, e um caminhão Mercedes-Benz, tipo carroceria, carregado com lenha deixou quatro pessoas levemente feridas, entre elas o motorista do coletivo, de acordo com o Corpo de Bombeiros de Goiás (CBGO).

Segundo a imprensa local, 22 pessoas teriam ficado feridas. Entretanto, apuração do Estradas confirmou somente quatro vítimas, entre elas o condutor do coletivo. O ônibus levava 16 passageiros, e fazia a rota Posse de Goiás (GO) – Goiânia (GO).

Segundo os bombeiros, as vítimas são todas do ônibus. O caminhoneiro não se feriu. Os passageiros foram retirados do ônibus através das janelas de emergência, pelas equipes dos bombeiros.

Conforme os militares, a maioria teve ferimentos leves. Um dos feridos foi levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Vila Esperança, em Anápolis (GO). As outras vítimas  receberam os primeiros socorros no local e foram removidas pela concessionária responsável pelo trecho, a Triunfo Concebra, e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

O sinistro ocorreu, entre os municípios de Alexânia (GO) e Anápolis (GO), por volta das 4h, e uma das faixas ficou interditada. Às 7h38, o ônibus foi retirado da pista pelo guincho da concessionária e a pista liberada totalmente.

Multas em excesso

O Estradas apurou que o ônibus Mercedes-Benz, modelo Marcopolo Paradiso R, ano 2009, placas JST2814, da Viação Novo Horizonte, tem registro de 40 multas, nos últimos anos, no sistema do Departamento Nacional de Transportes Terrestres (DNIT) e duas no sistema do Detran da Bahia. As mais recentes foram por excesso de velocidade, em agosto e setembro de 2022.

Desse total de autuações, sete foram por excesso de velocidade e as demais por excesso de peso. Destas, 15 ainda permanecem em aberto, sendo uma por excesso de velocidade e 14 por excesso de peso.

Conforme apuração da reportagem, o cronotacógrafo (tacógrafo) do ônibus está regularizado; já com relação ao do caminhão Mercedes-Benz, não há informações no site do Inmetro sobre o equipamento obrigatório, o que caracteriza a irregularidade do veículo.

A reportagem também manteve contato com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Goiás para obter mais detalhes da ocorrência.

Na tarde desta quinta-feira (16), a Corporação respondeu e informou que a concessionária Triunfo Concebra, responsável pela rodovia, fez o atendimento das vitimas e a retirada do ônibus da pista.

Ainda de acordo com a PRF-GO, o sinistro ocorreu por volta das 3h40, e o atendimento, por parte da PRF ocorreu das 3h55 às 5h10. Todos os procedimentos cabíveis foram realizados pela equipe da PRF.

ANTT*

O Estradas também manteve contato com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para saber se a empresa e o ônibus estão regularizados na Agência. Até a publicação desta matéria, a ANTT informou que estava coletando as informações.

LIMITE LEGAL: Segundo apurou o Estradas, o caminhão trafegava dentro do limite de velocidade estabelecido, e com o sistema elétrico em funcionamento. Motorista do ônibus pode ter cochilado durante a ultrapassagem. Foto: Divulgação

Fadiga

Conforme informações obtidas pelo Estradas sobre as possíveis causas do sinistro, o caminhão seguia na faixa correta, dentro da velocidade estabelecida e com o sistema elétrico em funcionamento dentro do padrão exigido por lei, momento em que o ônibus o ultrapassou e ao voltar para a faixa de tráfego, não viu o caminhão e colidiu na lateral do caminhão. Pelas características, há indícios de excesso de jornada de trabalho. A Polícia Civil irá apurar as causas do sinistro.

Campanha

O Estradas está realizando a campanha: “Não seja vítima da escravidão sobre rodas“. O objetivo é justamente mostrar que jornadas tão pesadas, como parece ser o caso nessa viagem de mais de 3.400 quilômetros, colocam a vida de todos em risco; não apenas motoristas e passageiros, mas todos os que circulam nas rodovias.

(*) Matéria atualizada em 16/3/23 com informações adicionais da PRF-GO