SEM AUTORIZAÇÃO: Estradas apurou que veículo da empresa Japa e Willian Tur já esteve cadastrado na ANTT por duas empresas distintas, mas estava inativo em ambas, portanto não poderia realizar transporte interestadual de passageiros. Foto: Divulgação/CBMMG

Estradas apurou que veículo da empresa Japa e Willian Tur já esteve cadastrado na ANTT por duas empresas distintas, mas estava inativo em ambas, portanto não poderia realizar transporte interestadual de passageiros

Mais um caso de total irresponsabilidade que resultou em colisão com uma carreta e saldo de seis pessoas feridas. Desta vez, tanto o motorista quanto a empresa de transporte Japa e Willian Tur foram cúmplices do acidente (sinistro) na BR-381, em Perdões (MG), na manhã de sábado do último dia 29, que deixou seis feridos.

O Estradas apurou, no dia do sinistro, que o ônibus da marca Mercedes-Benz, ano 2000, modelo Busscar Jum Buss R, estava com o cronotacógrafo – a caixa-preta do setor de transporte rodoviário. Porém , dias depois, a reportagem recebeu a seguinte resposta da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT):

“O veículo já esteve cadastrado em duas empresas distintas no sistema da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), porém, atualmente, encontra-se inativo em ambas. Em virtude disso, não possui autorização para realizar transporte interestadual de passageiros, portanto considerado irregular. Quanto ao acidente, a Agência fornecerá, quando solicitadas, todas as informações necessárias às autoridades de segurança pública para apoiar as investigações.

Vale destacar que, nas empresas outorgadas pela Agência, quando ocorrem acidentes, existe a obrigação de comunicação dos fatos, e dependendo da causa, são abertos procedimentos para verificação das condições de segurança”.

Irresponsáveis

Diante disso, a ocorrência poderia ter sido evitado e, consequentemente, as pessoas feridas não teria sido vítimas de tamanha irresponsabilidade. Na ocasião, o coletivo transportava 45 passageiros. O caminhoneiro não se feriu.

No dia da ocorrência, o ônibus fazia o trajeto Tremedal (BA) a São Paulo (SP). A Polícia Civil está investigando a ocorrência.

IRRESPONSABILIDADE: Ônibus não poderia realizar transporte de passageiros interestadual, pois estava sem autorização da ANTT. Empresa e motorista devem ser responsabilizados pela ocorrência. Foto: Divulgação/CBMMG