DE NOVO! Acidente numa avenida de Porto Alegre (RS), na tarde dessa terça (22), envolvendo um ônibus, com 31 crianças; um carro e um caminhão mostra outra irresponsabilidade no trânsito: o cronotacógrafo do ônibus está vencido, desde 2022. Felizmente, ninguém morreu. A Polícia Civil vai investigar. Foto: Jefferson Botega/Agência RBS

Ocorrência foi registrada na manhã dessa terça-feira (22), na Avenida Assis Brasil; crianças e um adulto tiveram ferimentos leves e dois adultos ferimentos graves

Um ônibus Scania, ano 1989, da empresa Mega Brasil, bateu em um Corsa Classic e em um caminhão-baú, na Avenida Assis Brasil, próximo à Avenida Bernardino Silveira Amorim, em Porto Alegre (RS), no fim da manhã dessa terça-feira (22), deixando 14 pessoas feridas, sendo 11 crianças. O condutor do Corsa e o motorista do ônibus ficaram gravemente feridos e tiveram que passar por cirurgia. Eles estão no Hospital Cristo Redentor.

O Estradas apurou que o ônibus, da marca Scania, modelo S112 CL, ano 1989, em nome da empresa Mega Brasil Transportadora Turística Ltda., de Canoas (RS), está com cronotacógrafo – a caixa preta do setor de transportes rodoviário -, vencido desde 22/01/2022.

A reportagem também apurou que a empresa Mega Brasil tem três veículos registrados e todos eles estão com irregularidades no tacógrafo. Portanto, este que se envolveu no sinistro não deveria estar circulando no trânsito.

FALTOU FREIO: Informações preliminares dão conta de que o ônibus Scania apresentou problemas nos freios – mesmo problema detectado no ônibus do acidente na Fernão Dias com torcedores do Corinthians, que matou sete pessoas, no domingo (20). Foto: Jefferson Botega/Agência RBS

Informações preliminares dão conta de que o ônibus Scania apresentou problemas nos freios – mesmo problema detectado no ônibus do acidente na Fernão Dias com torcedores do Corinthians, que matou sete pessoas, no domingo (20).

Segundo o Corpo de Bombeiros, as crianças são alunos de uma escola de dança que estariam indo para Novo Hamburgo (RS), onde fariam uma apresentação. Eles foram atendidos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levadas para o hospital com ferimentos leves. Dez pessoas já receberam alta médica e uma segue em observação, com quadro estável.

GRAVE: Motorista do Corsa Classic e do ônibus ficaram gravemente feridos e foram levados ao Hospital Cristo Redentor. Foto: Jefferson Botega/Agência RBS

De acordo a Polícia Civil, será solicitada uma perícia complementar para apurar as condições do sistema de freios do ônibus que transportava as crianças.

Segundo a Polícia Civil, o inquérito vai ser conduzido como lesão corporal de trânsito. O motorista do ônibus tem habilitação para conduzir o coletivo.