Ônibus irregular da Prefeitura de Paulínia (SP) tomba e deixa 15 estudantes feridos
IRREGULAR: Ônibus irregular da Prefeitura de Paulínia (SP) tomba e deixa 15 estudantes feridos. Foto: Reprodução/Redes Sociais

Estradas apurou que o cronotacógrafo do veículo está vencido desde 18/12/2021. Prefeitura Municipal ainda não se manifestou

Um sinistro (acidente) na cidade de Paulínia, no interior de São Paulo, na tarde dessa segunda-feira (15), mostra como está a realidade do transporte de passageiros no Brasil, conforme o Estradas vem alertando há anos.

Desta vez, foi um ônibus escolar que tombou, com 22 estudantes, próximo à ponte do Rio Atibaia, em Paulínia (SP), deixando ao menos 15 feridos, em estado leves. Eles foram socorridos para o Pronto-Socorro do Hospital Municipal, em Paulínia (SP). Ocorre que este veículo, prefixo 064, não poderia estar em circulação, uma vez que o cronotacógrafo está VENCIDO há 2 anos e 4 meses, ou seja, desde 18/12/2021.

De acordo com a lei 9.503 de 1997, artigo 105 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o cronotacógrafo é de uso obrigatório, inclusive, na condução de um veículo escolar.

O Estradas entrou em contato com a Prefeitura de Paulínia para saber os motivos que levaram o Executivo permitir a circulação do veículo, mesmo estando em situação irregular perante à lei. Até a publicação desta matéria, não recebeu as respostas.

O sinistro

De acordo com a Polícia Militar de São Paulo (PMSP), o ônibus fazia o trajeto sentido João Aranha-Centro, quando chocou contra uma coluna de concreto e tombou na via urbana, espalhando óleo na pista. Chovia no momento do sinistro.

A perícia vai apurar as causas do sinistro.

Veja mais sobre o transporte de passageiros

Transporte rodoviário de passageiros está fora de controle e acidentes aumentam

Veja mais sobre viagem de ônibus segura

Veja 20 dicas para você viajar de ônibus com segurança e identificar situações de risco

Veja mais sobre a importância do cinto de segurança

Profissional de verdade usa o cinto de segurança