Sistema oferece mais segurança aos passageiros em caso de assalto
SUL FLUMINENSE/RIO – Em breve, as empresas de ônibus do Estado do Rio de Janeiro poderão ser fiscalizadas em tempo real e multadas on-line. O Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Detro) encaminhou para análise da Secretaria de Estado da Casa Civil uma portaria determinando a implantação de sistema de monitoramento por Sistema de Posicionamento Global (GPS) nos veículos de transporte intermunicipal de todo o estado.
De acordo com a determinação, a implantação do sistema deve ocorrer em até 90 dias após publicação em Diário Oficial. Os custos ficarão a cargo das empresas, que terão prazo de até dois anos para adaptação de 100% da frota. A empresa que não cumprir os prazos estabelecidos na portaria receberá multa de R$ 1,6 mil pelos veículos que estiverem sem o dispositivo. Em caso de reincidência o valor será dobrado. Os equipamentos deverão ser instalados nos ônibus de linhas regulares e também nos de fretamento.
Dentro do Detro será implantado um Centro de Controle Operacional, onde será possível verificar o cumprimento dos horários; verificar se os motoristas estão respeitando os trajetos, os pontos de parada, a velocidade permitida. Caso seja detectada irregularidade, a empresa será multada no momento da infração.
BENEFÍCIOS
O GPS oferece uma visão em tempo real da frota, permitindo a identificação e correção de falhas, assegurando a regularidade e pontualidade no serviço. Entre os resultados operacionais previstos estão: redução do número de acidentes devido ao controle da velocidade dos veículos, redução da emissão de poluentes através do monitoramento do uso ocioso da ignição, do motor e do consumo de combustíveis. A ação também deve ter reflexos no trânsito, em função do uso racional da frota.
O sistema também trará maior segurança ao usuário, pois contêm dispositivo, como um botão de pânico, que pode ser acionado em situações de risco, como assaltos. Além disso, através do GPS, a polícia poderá localizar o ponto exato onde está o veículo, assim como as equipes de socorro, em caso de acidentes.