Ônibus tomba na BR-101/BA e deixa ao menos 9 mortes e 23 feridos
TRAGÉDIA NA BAHIA: Ônibus tomba na BR-101/BA e deixa ao menos 9 mortes e 23 feridos. Foto: Reprodução/Redes Sociais

Ocorrência foi registrada na madrugada desta quinta (11), em Teixeira de Freitas; veículo tem 5 multas, entre elas, 1 por excesso de velocidade e 1 por falta do cinto de segurança

Um sinistro (acidente) no km 885 da BR-101, em Teixeira de Freitas (BA), às 4h24 desta quinta-feira (11), envolvendo um ônibus da empresa RM Viagens e Turismo, deixou ao menos nove* mortos e mais de 23 feridos, de acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Ainda de acordo com a Corporação, o ônibus. da marca Scania, ano 2011, chocou contra o talude (barranco) e, na sequência, tombou no acostamento. O sinistro foi no sentido distrito de Posto da Mata, no município baiano. O veículo saiu do Rio de Janeiro (RJ) e tinha como destino Porto Seguro (BA).

Segundo a PRF, informações iniciais dão conta de que o coletivo transportava 34 pessoas. O número de feridos foi de 23, sendo seis em estado grave. Os dois motoristas não tiveram ferimentos.

De acordo com a Corporação, os feridos foram levados por equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Hospital Municipal de Teixeira de Freitas (BA).

Segundo a PRF, uma das causas possíveis do sinistro teria sido a velocidade incompatível. A Polícia Civil irá investigar as causas.

As vítimas

  • Conceição Maria dos Santos Rangel
  • Cléa da Conceição Faria
  • Doralice da Conceição de Azeredo
  • Glória Regina do Nascimento Cunha
  • Irapuã de Azevedo
  • Maria José Nicomedes Sinfrônio
  • Regina Maura Feitosa
  • Ronaldo do Espírito Santo de Oliveira
  • Valter Nery

O Estradas apurou que o Scania, modelo Marcopolo Paradiso LDR, veículo tem cinco multas em aberto (Dnit, PRF, DER-MG e Prefeitura de Campos do Jordão-SP). Uma delas é por falta do cinto de segurança de passageiro.

De acordo com o coordenador do SOS Estradas, Rodolfo Rizzotto, pelas características do sinistro, que teve grande número de feridos e de mortes, tudo indica que a maioria dos passageiros não usava o cinto de segurança. “A falta do uso do cinto de segurança pode explicar tantas vítimas, já que os motoristas nada sofreram e estavam usando o equipamento”.

O Estradas também solicitou para a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e para a PRF mais informações sobre a ocorrência. Até a atualização desta matéria, não recebeu respostas de nenhuma das partes.

Às 17h15, a PRF da Bahia respondeu que o veículo, com capacidade para 44 passageiros,  transportava 34 pessoas, quando se envolveu no sinistro de trânsito em Teixeira de Freitas (BA), na BR-101, km 885.

Segundo a Corporação, o sinistro foi do tipo tombamento com veículo de transporte de passageiros da empresa Ricardo e Moab Viagens e Turismo LTDA., com origem Rio de Janeiro (RJ) e destino Porto Seguro (BA), várias vítimas fatais (inconclusivo ainda). PRF, Samu e Bombeiros compareceram no local.

Ainda segundo a PRF, “o ônibus, da empresa RM VIAGENS E TURISMO, com 34 pessoas, com sede na cidade de Rio de Janeiro, seguia em excursão e fazia o trajeto Rio – Porto Seguro (BA), quando o veículo bateu em barranco e tombou.

Conforme a PRF, a causa provável do acidente é velocidade incompatível com a via porém uma investigação foi iniciada para determinar as causas do acidente. O cronotacógrafo foi verificado e não há indícios de uso de álcool. Mais informações serão fornecidas após a conclusão do laudo pericial.

Às 17h50, a ANTT, por meio de sua assessoria de imprensa, enviou a seguinte nota:

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) lamenta e expressa solidariedade aos familiares das vítimas do acidente envolvendo um ônibus nesta quinta-feira (11/4) na BR-101, em Teixeira de Freitas (BA). A Agência esclarece que o veículo de placa HOF-9C92, pertencente à Ricardo e Moab Viagens e Turismo LTDA, é habilitado para o transporte interestadual de passageiros na modalidade fretamento. O veículo possui Certificado de Segurança Veicular (CSV) e tacógrafo regularizados. Além disso, 31 passageiros foram informados para o trecho autorizado entre Rio de Janeiro (RJ) e Porto Seguro (BA).

Vale destacar que, nas empresas outorgadas pela Agência, a ocorrência de acidentes exige a comunicação dos fatos, sendo abertos procedimentos para verificação das condições de segurança conforme a causa. A ANTT também fornecerá todas as informações necessárias, quando solicitadas, às autoridades de segurança pública para apoiar as investigações.

A ANTT informa ainda que, entre junho de 2022 e esta quinta-feira (11/04/24), foram registrados 2 (dois) Autos de Infração para a empresa: um por “equipamento obrigatório com defeito” e outro por estar “sem equipamento obrigatório”. Neste período foi registrado também, em 23/12/23, um acidente envolvendo o mesmo veículo da empresa que se envolveu no acidente da BR-101 desta quinta. A ocorrência está atualmente em análise pela ANTT e a empresa deve ser oficiada a apresentar uma série de documentos relativos à manutenção veicular e jornada de motoristas.”

Ônibus tomba na BR-101/BA e deixa ao menos 9 mortes e 23 feridos
MAIS UMA TRAGÉDIA: Ônibus tomba na BR-101/BA e deixa ao menos 9 mortes e 23 feridos. Foto: Reprodução/Redes Sociais

Nota oficial

Por meio de nota, a empresa RM Turismo informou que está empenhada em prestar todo o suporte necessário aos envolvidos e que se coloca à disposição para fornecer qualquer informação para auxiliar no que for preciso para amenizar os impactos do acidente.

Expressamos nossos mais sinceros sentimentos aos envolvidos e reiteramos nosso compromisso com a segurança e o bem-estar de nossos clientes em todas as nossas viagens, é nossa prioridade. Que Deus abençoe e conforte a todos“.

Ônibus tomba na BR-101/BA e deixa ao menos 9 mortes e 23 feridos
TRISTEZA: Sinistro na BR-101/BA, em Teixeira de Freitas (BA), deixa 9 mortes. Foto: Lênio Cidreira/Liberdade News

(*) Inicialmente, a PRF havia informado oito mortes, mas corrigiu o total para nove mortes.

Veja mais sobre viagem de ônibus segura

Veja 20 dicas para você viajar de ônibus com segurança e identificar situações de risco

Veja mais sobre a importância do cinto de segurança

Profissional de verdade usa o cinto de segurança

Matéria atualizada às 20h10 de 11/4/24 com os nomes das vítimas fatais