MAIS PEDÁGIOS: Mais uma concessão ganha forma no atual governo federal. Trata-se do sistema rodoviário BR-153/230/MT/PA, com extensão total de 1.009,52 quilômetros, integrando o Centro-Oeste e Norte do Brasil, que tem leilão previsto para o dia 8 de julho, na sede B3, em São Paulo (SP). Quem oferecer o menor valor de tarifa do pedágio, vence o certame. Foto: Aderlei de Souza/Ilustrativa

De acordo com a proposta, as praças de pedágio no Estado devem ter 50% das cabines preparadas para receber o pagamento com cartão de débito ou crédito

Os deputados da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo aprovaram na noite dessa quarta-feira (16), o Projeto de Lei 1141/2019, do deputado Alex de Madureira, que prevê o pagamento da tarifa de pedágios com cartão de débito ou crédito.

De acordo com a proposta, as concessionária de rodovias paulistas e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), devem oferecer aos usuários ao menos 50% dos guichês em operação nas praças de pedágio voltados ao pagamento por cartão de débito ou crédito, sem nenhum acréscimo ao valor da tarifa.

Ainda de acordo com a proposta, a intenção é garantir a segurança dos pedágios, diminuindo a circulação de dinheiro em espécie, e evitar um possível constrangimento de motoristas que não tenham disponível a quantia em dinheiro para efetuar o pagamento.

“É de extrema importância que as concessionárias de pedágio disponibilizem essa praticidade em suas praças, uma vez que o pagamento eletrônico faz parte do cotidiano dos paulistas”, disse o parlamentar.

Agora, o projeto segue para análise do governador João Doria, que pode sancionar ou vetar.