
Estradas apurou que o veículo tem dezenas de multas por excesso de velocidade; ao menos dois passageiros confirmaram que motorista disse: “coloquem os cintos que eu vou correr pra tirar o atraso“
O motorista do ônibus Mercedes-Benz, modelo Busscar VBUSS DD, ano-modelo 2019-2020, com placas de Carmésia (MG), avisou aos passageiros que ia “correr”. “Coloquem o cinto que eu vou correr para tirar o atraso“.
O Estradas apurou, com exclusividade, que o veículo, que se envolveu em grave acidente na manhã desta terça (8), na MG-223, matando pelo menos 11 pessoas, tem 14 multas, em aberto, sendo a maioria por excesso de velocidade, aplicadas pelos seguintes órgãos de trânsito: DER-MG, DER-SP, DER-GO, prefeituras municipais de Belém do Pará, Goiânia, Curitiba, Anápolis, DNIT, ANTT e PRF. Além disso, tem outras 10 autuações sendo processadas.
Entre as infrações registradas pelo veículo, estão:
1) DER-MG – 3 multas – 2) DER-GO – 1 multa – 3) Prefeitura de Belém (PA) – 1 multa
4) Prefeitura de Curitiba (PR) – 2 multas – 5) Prefeitura de Anápolis (GO) – 1 multa
6) DER-SP – 3 multa – 7) DNIT- 1 multa – 8) PRF – 1 multa – 9) ANTT – 1 multa
Um vídeo da WebTV Araguari (ver abaixo) mostra três passageiros relatando o que ocorreu. Dois confirmam que o ônibus estava em alta velocidade. O primeiro disse que o motorista foi irresponsável. “Estava em alta velocidade e ele se perdeu no trevo e o ônibus tombou”.
Na WebTV Araguari tem outras informações sobre a tragédia, inclusive com esclarecimentos do corpo de bombeiros. Recomendamos acessar nas próximas horas e dias para saber mais da mídia local.
O Estradas também apurou que muitos passageiros não faziam uso do cinto, inclusive o que concedeu entrevista à WebTV Araguari.
Além disso, a reportagem apurou que o motorista que conduzia o ônibus, no momento do sinistro, já estava ao volante havia praticamente 8 horas. Isso já denota sinais de fadiga e cansaço.
Levando em conta o horário da partida e a hora do sinistro, e considerando que o motorista busca o veículo na garagem e ainda realiza o embarque dos passageiros, é muito provável que já tivesse ultrapassado a jornada de trabalho.
Conforme a Real Expresso, o ônibus se acidentou muito perto de Uberaba (MG), onde haveria a troca de motorista. Entretanto, o Estradas levantou que o percurso entre Araguari (MG) e Uberaba (MG) é de 140 quilômetros. O que deveria durar ainda pelo menos 2 horas e 30 minutos.
Segundo a Real Expresso, por meio de sua assessoria de imprensa, o ônibus parou em Caldas Novas (GIO), pois é secção oficial da linha e parou para lanche, sem citar o local.
A reportagem perguntou se o coletivo iria parar em Campinas (SP). De acordo com a Real Expresso, o ônibus parou em varias sessões, mas o destino final era São Paulo.
A empresa reforçou sua posição e enviou a seguinte mensagem: “A Real Expresso informa que está colaborando intensamente para a elucidação das causas do acidente, e esclarece que o veículo estava devidamente revisado conforme um plano de manutenção corretiva e também preventiva realizado na empresa. Cabe esclarecer ainda que a empresa não trabalha com duplas de motoristas e sim com trocas ao longo dos percursos exatamenre para garantir que todos trabalhem devidamente descansados. O motorista havia subido no ônibus vindo de casa e descansado. É importante ressaltar que a empresa também possui todo um trabalho de treinamento para condutores inclusive é uma das pioneiras do trabalho de medicina e higiene do sono possuindo salas de ativação e todo um tratamento especial aos condutores para garantir uma qualidade de condução atenta e segura. Todas as reclamações de clientes são devidamente tratadas e todo o Grupo Guanabara tem SAC 24 horas 7 dias por semana para atendimento, inclusive possuindo nota 8 no site Reclame Aqui.”
O Estradas voltou a questionar a ANTT sobre o esquema operacional da linha para obter os locais previstos para as paradas. Até a publicação desta matéria, a Agência não se manifestou.
A Polícia Civil irá investigar as possíveis causas do sinistro.
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Antes desse acidente,estava pesquisando passagem para curitiba/são paulo.
entrei no reclameaqui,são varias reclamações sobre essa empresa,muitas delas alta velocidades,motorista mal educado,atraso s fre.
frequente,só nisso,já desistir,imagina agora com esses acidente.
Eu acho que poderia ser uma jornada de 6 horas a noite tem muita profissão que não é tão exaustiva e tem jornada de 6 horas eu já viajei a noite e o motorista parou várias vezes para bater pneu com certeza já estava com fadiga.
Falha humana, irresponsabilidade nível hard desse motorista.
No tempo que eu trabalhei na PLUMA quase todos os trechos eram trocados, os motoristas em 6 horas, só a linha Curitiba-Criciúma(SC) eram 7 horas, (único motorista) e no trecho Curitiba- Passo Fundo aí eram 8 horas para haver troca mas isso lá nos anos 80.
Muito obrigado por sua contribuição. Tem tota razão. Imagina agora com a tensão que existe nas rodovias.
NAO JULGUEM NINGUÉM ANTES DOS FATOS SEJAM CONCLUSO, 8HS PARA O PROFISSIONAL NAO É NADA ALEM DA LEI PERMITIR!!! DEIXA A PERÍCIA DIZER A VELOCIDADE ANTES DE JULGAR O MOTORISTA.
O relato é das vítimas que correram risco de vida, sem contar os que morreram e ficaram mutilados. Portanto, tem todo direito de darem sua versão como vítimas.
B.T
A ANTT, tinha que ver esse negócio de horários dos motoristas, e faze uma lei que proclama uma jornadas de no máximo 06 horas de jornadas para as empresas de coletivos rodoviárias, junto com as empresas, pq uma jornadas de 08 horas, mesmo os motoristas parando nos locais de paradas, e pouco, nesses locais não tem lugar adequado para descanso.