Uma rodovia com condições de garantir escoação da produção agrícola e o abastecimento do país. Essa é a expectativa em torno do projeto de pavimentação da BR 163, cujas obras no trecho paraense não pararam, apesar do período chuvoso. Se não podem trabalhar na pavimentação do solo, as empreiteiras cuidam de preparar as pontes com suporte para atender o tráfego de veículos pesados após a pavimentação da rodovia.
A BR-163 é uma rodovia longitudinal do Brasil. Tem 3467 km de extensão, sendo a rodovia que integra o Centro Norte do Brasil ao Centro Oeste e Sul do Brasil, asfaltada do Sul para o norte até Guarantã do Norte, MT, a 702 km de Cuiabá, MT, daí sentido Santarém, PA. Possui fundamental importância para o escoamento da produção da parte paraense da Região Norte e norte da Região Centro-Oeste do Brasil.
Também chamada de Cuiabá-Santarém, por ligar a capital do Mato Grosso a Santarém, no Pará, a estrada atravessa uma das regiões mais ricas do País em recursos naturais e potencial econômico, sendo marcada pela presença de importantes biomas brasileiros, como a Floresta Amazônica e o Cerrado e áreas de transição entre eles, além de bacias hidrográficas importantes, como a do Amazonas, do Xingu e Teles Pires-Tapajós.
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