Esta disponível no site da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), no menu “Cidadão”, um questionário, com 34 perguntas, que visa avaliar, sob o ponto de vista dos passageiros, a qualidade do serviço prestado pelas linhas intermunicipais, gerenciadas pelo Estado, por meio da Setop, excluindo as linhas da Região Metropolitana de Belo Horizonte. A pesquisa poderá ser acessada até o dia 24 de novembro. Serão avaliados o perfil do usuário, dados da viagem, qualidade da prestação do serviço por parte da empresa delegatária, conduta de motorista e cobrador, situação dos pontos de embarque e desembarque, ações de fiscalização, entre outros aspectos.

Segundo a superintendente de Transporte Intermunicipal, Maria Luiza Monteiro, desde 2010 as pesquisas eram realizadas somente de forma presencial. “Este ano, com a disponibilização do formulário digital, esperamos alcançar um número maior de usuários, aumentando as perspectivas de análises que nortearão futuras decisões a serem tomadas no gerenciamento do transporte intermunicipal”, analisou a superintendente.

Os resultados serão utilizados como um dos mecanismos de controle de qualidade da prestação do serviço e como subsídio para a melhoria da gestão do transporte coletivo de passageiros por ônibus no Estado de Minas Gerais. A comparação com pesquisas realizadas nos últimos três anos também permitirá a construção de um panorama sobre a atual realidade e necessidade dos usuários.

Pesquisa presencial

Desde 2010 a Superintendência de Transporte Intermunicipal da Setop realiza, anualmente, pesquisa presencial em diversas linhas do Sistema. Em 2013, a aplicação dos questionários aconteceu em 291 linhas, nos meses de setembro e outubro, e 2.445 passageiros participaram, orientados por funcionários das 40 Coordenadorias Regionais do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER/MG), em todo o Estado.

Dados do Sistema

Atualmente, o Sistema Intermunicipal é composto por 1.745 atendimentos, distribuídos em 913 linhas, operadas por 214 empresas, que fazem a ligação entre os municípios do Estado, com uma frota de 4.730 veículos, com idade média de 6,6 anos.

Somente em 2012 foram realizadas mais de 3,3 milhões de viagens, sendo percorridos cerca de 230 milhões de quilômetros, com a média de 6,5 milhões passageiros transportados por mês.

Para sugestões, dúvidas e reclamações, os usuários podem ligar para o número 155, opção 6, ou enviar mensagem via Fale Conosco pelo site da Secretaria de Transportes e Obras Públicas.