A reciclagem do asfalto que é substituído nas rodovias e a adição de borracha extraída de pneus descartados estão contribuindo para a redução do impacto ambiental nas obras rodoviárias e reaproveitando milhares de pneus inservíveis. As técnicas de reciclagem do pavimento e aproveitamento de borracha neste processo já fez da concessionária RodoNorte, no Paraná, a empresa que mais utilizou a técnica na América Latina, em mais de 600 quilômetros. O investimento em reciclagem do asfalto e seu enriquecimento com borracha já somaram investimentos superiores a R$ 290 milhões.
Isso quer dizer que nos trechos entre Apucarana e Curitiba e Ponta Grossa a Jaguariaíva, administrados pela empresa, praticamente toda a estrada já foi reconstruída com a técnica. Neste processo, a máquina rasga o pavimento da rodovia e imediatamente o mistura com pó de pedra e cimento. Tudo é processado no interior do equipamento e é depositado novamente no solo, onde vai servir de base para um novo asfalto – o asfalto ecológico, que está impedindo que milhões de toneladas de pavimento extraído das rodovias poluam a natureza em bota-foras, pois é reutilizado no próprio local.
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