Em Guararema, dois homens foram presos pelo mesmo crime
A Polícia Civil de Santa Isabel procura os homens suspeitos de assaltar nove vezes a praça de pedágio da Rodovia Presidente Dutra. Dois casos foram registrados no mesmo dia (veja imagens acima). Em Guararema, dois homens já foram presos por suspeita de envolvimento neste tipo de crime.
No primeiro, o suspeito age sozinho, chega de moto, aponta a arma para a funcionária e leva o dinheiro. No segundo, a ousadia dos assaltantes é ainda maior. O primeiro suspeito chega, mostra a arma, parece pegar alguma coisa e sai rapidamente.
Nesse instante o comparsa dele – que parece ter ficado insatisfeito com a ação do companheiro – volta a cabine para pegar mais dinheiro.
Os crimes assustam quem trabalha no pedágio. Uma funcionária da concessionária, que não quis se identificar, contou que três funcionários que estavam nas cabines durante o assalto, pediram demissão.
Ela também falou que a empresa não ofereceu nenhum tipo de assistência para essas pessoas. E que o número de assaltos é bem maior que o registrado.
Sobre a quantidade de assaltos, o delegado Carlos Alberto de Oliveira que investiga o caso em Santa Isabel, explicou que ele só pode saber isso por meio dos boletins de ocorrência. “No começo do ano, tivemos uma sequência de roubos na praça de pedágio do KM 182. Esclarecemos sete roubos e suspeitos foram presos. Estamos em campo para identificar outra dupla que age lá e acreditamos que existam outros envolvidos sem ser o que foi preso em Guararema.” A concessionária informou que não se manifesta sobre casos sob investigação criminal.
A Ecopistas informou que faz o possível para ajudar a polícia na segurança dos funcionários e motoristas, com 278 câmeras de alta detecção. E a concessionária destacou que foi assim que em setembro foi possível identificar os criminosos que fizeram os assaltos na praça de pedágio da cidade.
Guararema
Recentemente, Guararema enfrentou esse mesmo problema nos pedágios do município, até a prisão de dois homens. Boletins de Ocorrência registrados por motivos diferentes, mas que para a polícia de Guararema têm em comum a estreita relação dos suspeitos.
No primeiro, José Gonzaga de Paiva Neto, de 31 anos, foi preso por receptação e adulteração. Ele foi detido pela Polícia Militar com uma moto roubada e que estava com o a numeração do chassi raspada.
Já o segundo boletim de ocorrência, trata da prisão de Anderson Ribeiro de Carvalho, de 33 anos, preso em flagrante pelo roubo de uma das praças de pedágio da concessionária da Via Dutra.
Para o delegado de Guararema, Dênis Miragaia, a ligação entre eles está, justamente, nesse tipo de crime. Para a polícia, os dois são os principais suspeitos de terem cometido cerca de 10 assaltos a praças de pedágio que ficam em Guararema.
“Após a prisão em flagrante do Anderson, que era o segundo principal envolvido nesses delitos, nós não tivemos mais registro de roubos nas praças dos pedágios. Nem da Dutra e nem da Ayrton Senna”, explicou o delegado Dênis Miragaia.
Ele ainda explica que um dos detidos, Anderson Ribeiro de Carvalho já tinha sido preso pelo mesmo crime. “No ano de 2013, ele ficou preso e estava em liberdade. Com toda a especialidade dele nesse tipo de crime começou a aliciar outros indivíduos para cometerem esses roubos com ele”.