Obra de arte especial foi condenada por causa de problemas estruturais; tráfego de caminhões segue proibido
Após ficar totalmente interditada por quatro meses, a ponte sobre o Rio Tocantins, na TO-255, em Porto Nacional, foi liberada parcialmente na manhã desta segunda-feira (17). Podem passar carros pequenos e motocicletas. O tráfego para caminhões e outros veículos de grande porte continua proibido desde 2011, quando foram identificados problemas estruturais na construção, que tem mais de 40 anos.
“Está liberada só para carros pequenos, nós fizemos estudos, fizemos algumas manutenções que eram necessárias para poder liberar os carros e caminhonetes, mas para carros pesados, a ponte continua com os mesmos problemas que já tinha. A ponte está realmente condenada para carga pesada”, afirmou o governador Mauro Carlesse.
Carlesse informou que foram feitas melhorias para dar mais segurança aos motoristas que trafegarem pela ponte. Na estrutura, foi colocado um pórtico de 2,2 metros. Ele impedirá que caminhões trafeguem pelo local.
Desde que a ponte foi totalmente interditada, em fevereiro desse ano, duas balsas estavam sendo usadas para fazer a travessia dos veículos.
O governador informou que iniciará a construção de uma nova ponte, que deve ser concluída em até três anos. No ano de 2014, foi aberto o processo licitatório para a construção de uma nova estrutura, mas as obras nem começaram.