RIO DOS SINOS: O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) concluiu, no domingo (3), o içamento de 32 vigas pré-moldadas das novas pontes sobre o rio dos Sinos, localizadas na BR-116, em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul. Fotos: Divulgação/Dnit

De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), serviços estão com 75% finalizados

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) concluiu, no domingo (3), o içamento de 32 vigas pré-moldadas das novas pontes sobre o rio dos Sinos, localizadas na BR-116, em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul.

De acordo com a Autarquia, a operação envolveu 80 profissionais, divididos em turnos de 50 horas de trabalho ininterruptos. Com isso, foi possível concluir os trabalhos seis horas antes do previsto, antecipando a liberação da rodovia para a meia-noite deste domingo. Com a instalação dessas peças, a construção das travessias chega a 75% de execução.

Segundo o Dnit, o içamento das vigas teve início na noite de quinta-feira (30 de setembro), exigindo o bloqueio da pista no sentido capital-interior, com implantação de desvio para dentro do município de São Leopoldo, além de sistema de “Pare-e-Siga” no sentido oposto.

Ainda de acordo com o Departamento, no período de intervenção, a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a Prefeitura de São Leopoldo e a Brigada Militar auxiliaram na orientação e segurança dos motoristas durante os bloqueios e desvio do tráfego.

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Após a desmontagem do guindaste, remoção dos equipamentos e limpeza da pista no sentido capital-interior, a rodovia foi totalmente liberada ao tráfego.

Situação atual

Conforme a programação, com a instalação das vigas, as equipes vão direcionar os trabalhos para dar forma ao tabuleiro da pista. Portanto, na sequência, serão instaladas as pré-lajes e feita a concretagem das transversinas. Posteriormente, será executada a laje superior de rodagem.

Segundo expectativa do Dnit, as novas estruturas serão entregues ao tráfego no primeiro semestre de 2022. Elas integram um complexo de pontes e viadutos que visa melhorar o tráfego em um dos trechos mais movimentados do Estado.

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Empreendimento

De acordo com o Dnit, as obras das duas travessias foram iniciadas em março deste ano. Ao todo, serão construídas quatro novas pontes, paralelas às existentes, duplicando o número de faixas de trânsito de duas para quatro, por pista, na BR-116, no complexo dos Sinos. Serão duas pontes sobre o canal principal e outras duas na várzea do rio dos Sinos. Este ponto é considerado um dos principais gargalos no tráfego do trecho metropolitano da rodovia – onde cerca de 140 mil veículos transitam diariamente.

As pontes sobre o canal principal, quando concluídas, terão 100 metros de comprimento e 11,3 metros de largura, com duas novas faixas de tráfego, passeio e ciclovia. Com cinco vãos de 20 metros, cada uma é composta por seis blocos de fundação. Cada bloco é suportado por oito estacas do tipo raiz, com 40 centímetros de diâmetro e comprimentos variáveis de oito a 13 metros. De acordo com o projeto, as estacas estão de dois a três metros cravadas em rocha, no subleito do rio.Içamento vigas 4.jpg

Solução similar será adotada para as duas pontes da várzea do rio dos Sinos.  Elas serão construídas ao lado das duas existentes, possibilitando a reconfiguração atual de duas faixas de tráfego, por sentido, para quatro faixas. Neste caso, as novas estruturas terão 60 metros de extensão e 11,3 metros de largura, com duas novas faixas de tráfego, passeio e ciclovia.

Este complexo de travessias integra o lote 1 das obras de melhoramentos físicos e de segurança de tráfego da rodovia, no qual está prevista uma reformulação significativa em um segmento de 38,5 quilômetros, entre Porto Alegre e Novo Hamburgo.

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Vídeo da operação no link: https://twitter.com/DNIToficial/status/1444770079405744134

 

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