OBRAS: Governo do Paraná investe em melhorias na PR-650, em Godoy Moreira (PR). Fotos: Gilson Abreu/AEN

De acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), do Paraná, rodovia será recuperada em seis pontos críticos; investimento é de mais de R$ 15 milhões

Encravada em um dos pontos centrais do Paraná, a cidade de Godoy Moreira, no Vale do Ivaí, sofreu por anos em razão da localização geográfica – por fazer limite com o Rio Corumbataí. O município depende de uma balsa para chegar de forma mais rápida à vizinha Barbosa Ferraz (PR). Transtorno que se multiplicava em tempos de mazelas climáticas. Em períodos chuvosos, a cidade fica ilhada.

Além do transporte pelo rio ser paralisado, eram dias e dias sem poder usar a única saída com asfalto do município, a PR-650, ligação com São João do Ivaí. Erros de engenharia faziam com que a rodovia ficasse alagada em determinados pontos.

Combinação que ajuda a explicar o êxodo que acompanha há décadas Godoy Moreira. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cidade passou de 3.337 moradores para apenas 2.850 entre os levantamentos de 2010 e 2021, uma baixa populacional de 17%. “Sofremos muito, mais de 30 anos nessa situação”, diz o empresário José Donizete Galego, mais conhecido como Zequinha, dono de uma movimentada oficina mecânica na região central do município.

A virada, porém, já tem data para acontecer. O Governo do Paraná espera entregar até o fim deste semestre as obras de correção e modernização da PR-650. Foram mapeados seis pontos críticos da rodovia, distribuídos entre os km 7 e 28, para serem revitalizados, totalizando 3,4 quilômetros.

Dois deles, nos encontros com águas fluviais conhecidos como Água da Anta, entre os km 19 e 20, e Água das Antas, do km 21 ao 21,63, estão prontos e sendo usados pela população. Nesses locais foram executadas novas galerias de concreto e elevado o nível (greide) do pavimento, evitando a formação de alagamentos nos locais, que em anos mais chuvosos chegavam a obstruir o acesso à rodovia.

As obras continuam em andamento nos seguintes segmentos: Água do Chalé, Água Paraguaia, Água do Mangueirão e na Vila Bananeira. O investimento é de R$ 15.553.888,05, por meio do Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Paraná, uma parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e inclui também o alargamento da ponte sobre o Rio Bananeira, no mesmo trecho. “Posso dizer que agora estamos no céu”, destaca Pires.

É o que pensa também o prefeito Primis de Oliveira. Para ele, a infraestrutura é peça fundamental para atrair novos investimentos, criar emprego e renda, pondo fim ao fantasma do êxodo urbano. “Tínhamos um aviário aqui que deixou a cidade justamente por não poder escoar a produção em dias de chuva. Precisava transportar o frango e não podia”, afirma. Ele mesmo é um sobrevivente dos alagamentos. “Quase morri em 2013 quando o carro caiu no rio. Foi por pouco. Precisávamos dessa obra e a sensibilidade do governador foi fundamental para que ela acontecesse”.

MELHORIAS: O Governo do Paraná espera entregar até o fim deste semestre as obras de correção e modernização da PR-650.

Obras

Para fazer a correção de greide é necessário demolir o pavimento existente, e, no caso desta obra, aterrar a plataforma existente e na sequência executar um pavimento novo, resultando em uma pista mais elevada, acima da altura das enchentes registradas na região.

Em Água do Chalé as alterações no traçado serão mínimas, relativas somente à elevação da pista. Ao todo serão 760 metros de obra, iniciando no km 7 e seguindo até o km 8.

Na Água Paraguaia, em uma região mais elevada que as demais, a correção da pista existente tornaria o trecho propício a acidentes, então a solução encontrada foi a implantação de uma variante com extensão de 657 metros, do km 16 ao 17 da PR-650.

Em Água da Anta, processo já finalizado, foi mantido o traçado existente, sendo executada somente a elevação da pista. Neste local a obra tem extensão de 560 metros, entre os km 19 e 20.

Nas Águas das Antas, ponto também entregue, foi necessária correção do traçado para garantir mais segurança aos condutores, com a construção de uma galeria celular de concreto para travessia das águas, compatível com a implantação de uma pequena ponte. A obra se concentrou entre os km 21 e 21,63, numa extensão de 620 metros.

Em Água do Mangueirão está sendo corrigida a geometria de uma curva, melhorando a segurança no local, e mantido o restante do traçado do trecho de 288 metros, que inicia no km 24,40 e termina no 24,7.

Todos estes trechos incluem obras de arte corrente e dispositivos de drenagem, garantindo a passagem das águas sob a rodovia, sem danificá-la e sem resultar em represamentos. “É um pacote completo, que incluiu serviço de drenagem, galeria nova, sinalização, melhoria ambiental, além de alargar a pista. São vários benefícios para a população”, explica João Carlos Ghiraldi, supervisor da obra.

TRECHOS CRÍTICOS: Governo mapeou seis pontos críticos da rodovia, distribuídos entre os km 7 e 28, para serem revitalizados, totalizando 3,4 quilômetros.

Ponte sobre o Rio Bananeira

Neste mesmo contrato está inclusa a elevação e alteração de traçado da pista, e execução de uma nova ponte sobre o Rio Bananeira, substituindo a obra de arte especial existente, que é de pista única. A obra vai evitar o alagamento da rodovia, e acabar com filas de veículos no local, uma travessia urbana. “Essa ponte nova vai acabar de vez com os nossos problemas”, arremata o aposentado Josias Pierobon, vizinho “de metros” da ponte.

Fonte: Agência Estadual de Notícias do Paraná (AEN)