Acordo: PRF e FURB fecharam acordo para projeto piloto de educação para o trânsito, em Blumenau.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Universidade Regional de Blumenau (FURB) fecharam recentemente um acordo para a realizarão um projeto piloto de educação para o trânsito na Escola Básica Municipal Paulina Wagner, situada no bairro Badenfurt, de Blumenau, nas imediações da BR 470.

O trabalho é um passo a mais na atividade de extensão iniciada em 2018 em parceria da PRF com o Curso de Jornalismo da FURB, por meio do qual foram criados produtos midiáticos que informam e orientam sobre virtudes éticas no cotidiano do trânsito.

No meio acadêmico o projeto é denominado “Te Orienta – extensão informativa” e na seleção de propostas para vigorarem na FURB em 2019, esta recebeu a nota 9,70, a mais alta dentre todas contempladas na categoria I.

A parceria que começou este ano permitiu o conhecimento, pelos acadêmicos do Curso de Jornalismo da FURB, das dinâmicas da PRF para conscientização sobre as virtudes fundamentais às boas práticas no trânsito.

Os primeiros registros estão sendo organizados no site feito como protótipo, em construção, para as interações futuras entre os acadêmicos e alunos e professores da EB Paulina Wagner. Na primeira fase, ainda sem escolas, foram disponibilizados dois vídeos e um jornal impresso distribuído pelo Jornal Metas, de Gaspar.

Na etapa 2019, o propósito é dinamizar a produção de vídeos a serem compartilhados amplamente com o envolvimento dos estudantes da EB Paulina Wagner e os universitários. A ideia é conduzir os ensinamentos por meio dos princípios de Humanidade, Respeito, Credibilidade, Responsabilidade e Prudência.

A coordenadora do projeto de extensão “Te Orienta” na FURB, a professora e jornalista Dra. Roseméri Laurindo, acredita que o trabalho abre caminho para inovações no diálogo sobre temas cruciais para a sociedade. “A problemática do trânsito é um desafio cada vez maior para as novas gerações.

Nossa cidade e região necessitam de medidas urgentes para uma convivência melhor entre motoristas, pedestres e ciclistas. Entendo que nosso trabalho é uma semente para frutos de maior conhecimento e integração de outros cursos e instituições”, afirma Laurindo. Com a EB Paulina Wagner a intenção é criar um modelo de educação permanente com apoio de produções midiáticas.

Fonte: Agência PRF

DEIXE UMA RESPOSTA

Você digitou um endereço de e-mail incorreto!
Por favor, digite seu nome aqui