A Polícia Rodoviária Federal (PRF) inicia na sexta-feira, 15, a Operação Férias de Verão. A intensificação do policiamento nas rodovias é nacional e permanecerá até a primeira semana de março de 2007, englobando datas de grandes fluxos de veículos como o Natal, Ano Novo e carnaval.
Nesta época do ano aumenta a movimentação na BR-317 com as pessoas que fazem compras em Cobija, na Bolívia. Já na BR-364 cresce o volume de carretas com produtos que abastecem o mercado de Rio Branco. Para garantir a tranqüilidade nas estradas o contingente da PRF no Acre poderá receber, a exemplo do ano passado, o reforço de uma equipe de Rondônia.
O inspetor Peregrino Silveira vai estará pessoalmente à frente de um dos grupos que reforçarão as equipes do dia, sendo que o esquema de segurança montado permite que eles rastreiem várias regiões ao mesmo tempo, principalmente aquelas onde é verificado maior número de acidentes e criminalidade.
“Os agentes também estão alerta para o horário de maior movimentação dos alunos nas áreas das universidades”, assegurou.
O perigo nas estradas está nos buracos e nas depressões que podem surpreender os motoristas e provocar acidentes. Segundo Peregrino Silveira, o trecho mais perigoso está localizado na BR-364 entre as Vilas Campinas e Nova Califórnia. Ele também aconselha que os motoristas evitem viajar no período da noite ou pouco tempo depois das refeições por causa da sonolência. “Nas viagens longas a orientação é que o condutor pare a cada três horas”, acrescentou.
O inspetor também lembrou que muitos acidentes são causados por caminhões, cujos motoristas dormem pouco na pressa de chegar ao destino das cargas. “Para garantir uma boa viagem os motoristas devem observar os detalhes de segurança do carro e da estrada”.
Chame a polícia – Em caso de denúncia ou emergência, o posto da PRF localizado no quilômetro 10 da BR-364 está aberto 24 horas e a equipe atende pelo telefone 3248-6227.
Caso a ligação não seja concluída, a pessoa poderá pedir ajuda no 190 (Polícia Estadual) para efetivar o contato.