O deputado federal Átila Lins (PMDB/AM) anunciou, ontem à tarde, no plenário da Câmara dos Deputados, que o trecho de cem quilômetros, que está em obras, existente no Estado do Amazonas da BR-317 será concluído. A estrada liga Boca do Acre a Rio Branco, capital do Acre.
O parlamentar contou que participou, esta semana, de uma audiência com o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento (PR), acompanhado do prefeito do município de Boca do Acre (distante a 1.028 quilômetros de Manaus), Iran de Souza Lima, do presidente da Câmara dos Vereadores da cidade, Jansen Almeida e dos vereadores Ecivaldo Nascimento e Eliezer Fonseca.
No encontro, Alfredo Nascimento garantiu a pavimentação do trecho de cem quilômetros existente no Estado do Amazonas da BR-317. “É uma reivindicação antiga que vai resolver o problema mais crucial da população de Boca do Acre. A estrada se encontra praticamente intransitável, dificultando a ida das pessoas a Rio Branco, bem como o escoamento dos produtos da região. Boca do Acre, sem a rodovia, fica praticamente isolada do resto do país. É de Rio Branco que sua população tem condição de chegar à capital do Estado do Amazonas, Manaus e a outros pontos do país”, afirmou Lins.
De acordo com Átila, o ministro Alfredo Nascimento informou que as obras de recuperação do porto de Boca do Acre, no rio Purus, serão reiniciadas após o período de chuvas. E que também autorizou o convênio entre o Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (DNIT) e a prefeitura do município, no valor de R$ 1 milhão, para recuperar imediatamente os trechos mais críticos da BR-317. Segundo o parlamentar, ao total o Ministério dos Transportes disponibilizará R$ 6 milhões para Boca do Acre.